Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

Postagens para o marcador ‘Mods’

   sábado, 10 de setembro de 2011

Salvando um Netbook de 86 dólares do DX.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Um amigo da PICLISTBR, comprou a um tempo atras um daqueles netbook de 7″ que roda Windows CE que tem no Deal Extreme para dar de presente para filha, porem este notebook nunca funcionou.

Esse amigo, o Francisco Frambrini (que a gente chama de 0xFF) tentou trocar o netbook mas o custo do frete para manda-lo de volta para a china já inviabilizaria a troca. O Deal Extreme então sugeriu outras formas como um bônus para usar na compra de outro produto e ver se conseguia consertar o netbook por aqui no Brasil mesmo.

O 0xFF então desistiu do netbook, e eu me ofereci para adquiri-lo na base do “AS-IS” como dizem os americanos, corresponde ao que nos brasileiros conhecemos como “venda no estado”.

Eu literalmente comprei a briga com este netbook, ou seja, na pior das hipóteses se não desse pra recuperar, eu rachava ele em pedaços e vendia no mercado livre ou aproveitava o que desse das peças pra fazer algum brinquedo. o:-)

Mas a idéia original era consertar mesmo, descobrir que raios acontecia com ele.  :good:

Assim que o netbook chegou lá em casa (foi quando eu estava de repouso por causa do tornozelo, mas já sem o gesso) eu o desmontei e analisei com as ferramentas que tinha a mão, e não tirei muitas conclusões. O fato era que ligava-se o netbook pela primeira vez e este apresentava a tela de abertura escrito “Wirelesse Book” e em baixo a mensagem “Loading OS Image…” e cerca de 2 segundos dessa tela aparecer, tela preta e nada mais.

E não adiantava tentar desligar ou re-ligar netbook pela tecla power que nada mais acontecia. Só removendo a bateria e colocando de volta para ele repetir o que esta descrito acima.

O mais curioso é que por duas vezes aleatórias ele ligou e inicializou certinho, cheguei a entrar no windows ce… mas depois disso… nada mais. :aiaiai:

Resolvi desmontar e ver como era a barrigada dele. Olha que miudinha é a paca-mãe dele:


Sim, essa foto é enooooorme, eu bem que queria uma igual pra comparar…
Ah… aquele led vermelho no pendrive, fui eu que coloquei ali, pra ver se tinha atividade de acesso a ele. Tem o lugar para o led na placa mas não tinha o led. :-))

Pelo fato de travar na tela “Loading OS Image…”  eu achei que poderia ter algum problema com a flash disk que na verdade é um pendrive sem o conector USB. Tratei de fazer um adaptador e ligar isso em uma USB e ver se tinha algo lá dentro.

E de fato, havia o Windows CE 6.0 em inglês lá dentro. Tratei de fazer uma cópia desse conteúdo todo e guardar. O mais curioso é que o pendrive dizia ter apenas 256Mb, sendo que o informado pelo fabricante é que tem 2Gb de USB DISK. Estranhei no inicio mas depois descobri que na verdade o danado é particionado, tem 3 partições nele, sendo a primeira FAT32 e a segunda e terceira em exFAT. A segunda partição é outro “disco” de 256Mb e fica o kernel e a tela de boot, e a terceira sobra os 1.5Gb que são a flash disk que o usuário tem acesso pra gravar suas coisas.

Feito este backup, vamos a analise. Fiz uma sugestão que o Lip deu, medir a tensão da bateria pra ver se não estava arriando, liguei um multímetro e fiquei monitorando a tensão da bateria durante a tentativa de boot… nada… ela se matinha 100% estável. Logo não era bateria, mas por desencargo de consciência eu ainda testei com uma fonte externa ligada no lugar da bateria, tudo a mesma coisa.

Dai parti para o trabalho “braçal”. Comecei a ler sites e fóruns que discutem a respeito desse netbook. O fato é que 100% dos fóruns em português é muito blá blá blá e especulações de recover em torno de software e nenhum aborda os aspectos do hardware em si. Lendo daqui e dali, resolvi tentar um recover como sugerem, vai que tem algum arquivo corrompido?

Baixei um pacote contendo a imagem do Windows CE 6 em inglês, segui as instruções e nada… o net aparecia tela e morria. E não parecia se quer tentar o boot pelo cartão. Testei também uma imagem contendo o Android 1.5 portado pra esse netbook e nada.

Como o problema definitivamente não era de software, comecei as pesquisas em torno da placa-mãe. Como o defeito aparentava ser intermitente (já que ele deu boot completo por duas vezes) decidi ressoldar boa parte a placa no ferro de solda mesmo e nada mudou. Nisso passou o tempo e eu obtive alta médica. Logo que eu pude começar a sair de casa, eu catei a placa-mãe do netbook e levei na loja de informática de um amigo que tem uma estação para fazer reflow em placa de notebook, uma estação IR.  Fiz reflow do ARM e da memoria DDR.

Nisso resolvi passar aqui no cafofo pra lavar a placa com álcool isopropílico, pois eu a lambuzei de fluxo de solda para fazer o reflow. Tirei o pendrive e lavei a placa com um pincel e botei pra secar. Na hora de ir embora pra casa  (já que o resto do net estava lá em casa)  fiz o favor de esquecer o pendrive aqui.

Como estava difícil pra voltar aqui (tornozelo doendo um pouco) eu resolvi pelo menos ligar ele sem o pendrive e ver o que acontecia, se pelo menos ligava e desligava normalmente. Ai aconteceu um problema inesperado…

Eu esqueci dentro do slot, um cartão SD com a imagem do Android 1.5 e assim que liguei, o netbook deu boot pelo cartão e começou a instalar o android. Nisso eu pensei… e agora? Que que eu faço? Na hora, no apavoramento puxei a bateria fora, e nesse exato momento pipocou na tela a mensagem dizendo: “Updating U-boot and W-Loader, please keep power and conecter external power”.

Pronto… tava feita a cagada, puxei a bateria no momento exato que ele estava atualizando o U-boot. Depois disso ele não ligou mais. X-P

Dai pensei… ferrei o bootloader dele. E agora? Dai eu percebi que os fóruns em português não ajudariam em nada, pois eu precisava de uma imagem da flash que contem o U-boot e o W-load original deste netbook. Dai passei a revirar os fóruns e sites em inglês e mesmo assim as coisas andavam mais ou menos como nos em português… depois de muito, mas muuuuuuuito procurar, eu fui achar uma imagem da flash em um fórum russo! Sim.. russo! Sempre os russos que vão mais a fundo no quesito “futucar hardware”… :ninja:

Baixei a imagem e vamos gravar isso de volta. Segundo problema… a flash alem de SMD é SPI, será que o Wellom (o gravador de eprom chines, usb) grava? Necas… não tem suporte pra flash SPI. E agora José? Dai lembrei adivinha de quem??? Do velho Willem, aquele gravador paralelo que até os cachorros conhecem… E ele grava flash SPI!

Dai… toca a fazer uma maracutaia pra gravar essa flash, pois ela é SMD e eu estou sem adaptador SOIC8 -> DIP8, os meus estragaram de tanto solda/dessolda. Preciso fazer novos ou comprar um adaptador ZIF SOIC logo de uma vez.

A flash SPI em questão é uma 25G40. No Willem eu gravei como sendo uma flash Winbond W25x40, é compatível com essa estranha 25G40.

Ok… gravada a flash, toquei ela de volta no netbook e nada… nada de boot. Nisso comecei a olhar torto para um furinhos na placa que são de uma porta serial (3V3, TX, RX e GND)… Fui ler a respeito desse conector faltante e ele é uma porta serial de debug, que você tem acesso ao console do bootloader e outras cositas más… Catei um cabo de celular Nokia (um cabo CA-42 que uso pra esse tipo de debug via seral), soldei um conector ali, conecto o cabo, abro o terminal serial e vamos monitorar. Acerta os parâmetros da serial (115200 8n1) e vamos lá…. o gozado que ao ligar nada acontecia, nenhuma atividade, mas ao desligar aparecia um “lixo” na tela do monitor serial. :hmm:

Futuquei a placa por um dia e nada… o mais curiosos é que nessa futucação, ao manipular a placa ligada medindo tensões e analisando alguns pontos com um mini-osciloscópio lcd, ele ligou e entrou… e vi que isso aconteceu quando eu estava sondando uns sinais da flash SPI, pra ver se tinha atividade nela… depois de muito bater testa, e eu apelei para o velho método do dedão molhado com cuspe e ir passando ele por cima das soldas.

E quando passava o dedo bem em cima de um local bem ao lado da flash SPI, o U-boot dava de inicializar, ora inicializava completo, e até entrava no Windows CE… uma doideira. Sei que mexi mais uns dois dias sem sucesso,

Nisso desconfiei que poderia ser alguma coisa relacionada com a própria memoria flash SPI, fui atras de sucata e consegui algumas memorias destas de 4Mbit em sucatas de PC. Na garimpagem encontrei uma SST25LF040A que serve no lugar. Gravei o mesmo bootloader e anda, se comportou igualmente a flash antiga… dai resolvi encostar ele. Isso foi na segunda feira da semana passada.

Pula quase uma semana. :time:

No domingo a noite, apos eu ter voltado da cozinha e ter assado uma fornada de pão-de-queijo e sem quer ir ver TV, fui mexer mais um pouco no netbook. Nessa hora eu resolvi fazer uma analise mais minuciosa. Catei um cotonete umedeci com água e fui cutucando a placa… encostava o cotonete num ponto e dava um reset, fui fazendo isso até chegar em um ponto bem especifico da placa, em cima de dois capacitores cerâmicos e dois resistores de 10K.

Neste ponto, era só segurar o cotonete ali e dar um reset que ele entrava bonitinho. E toda atividade do U-Boot  W-Load sendo monitorada pela serial. Bom… e agora? Cheguei a estimar a resistência apresentada pelo cotonete molhado e até pendurei resistores de valor próximo ali em cima dos capacitores, fazendo de conta que tinha um cotonete ali e nada… podia resetar o quando quisesse que não entrava. Mas bastava por o cotonete que funcionava. Nisso pensei… será que esses capacitores estão ruins? Tem algo errado com eles? Resolvi medir… ambos era se não me engano de 1nF. Tirei os capacitores e substitui por novos e… nada…

Dai meio no tapa, no improviso, resolvi apelar… será que o cotonete molhado esta fazendo algo em cima dos resistores? Dei uma analisada como os resistores estavam ligados e vi que eles estavam em série com pinos da flash SPI. Da pensei… vamos apelar para a base do tudo ou nada.

Removi os capacitores e botei um pingo de solda curto-circuitando cada um dos resistores. Liguei e nada… mas dei um reset pela chave e…. Entrou! Deu boot completo e certinho! :-z

Os componentes que removi, já com a placa sem gambiarras, substitui os resistores por jumpers SMD:


C4 e C7 caíram foram… os dois Zero Ohm na marca vermelha é onde estavam os resistores de 10K

Dai liguei de desliguei o netbook, um reset logo em seguida, e funcionou sem problemas. Repeti isso umas 50 vezes e em nenhuma delas falhou. Ai pensei… bom… o que fazer? Porque funciona resetando? Levantei o circuito de reset e é o circuito clássico:

Analisando grosseiramente o que acontece, parece que o reset tava meio rápido… não dando tempo de inicializar a flash. Dai o que fazer pra atrasar esse reset um pouco??? Basta aumenta o valor do capacitor! Qual foi a via mais rápida? Botei um 47uF de tantalo em paralelo com a chave.

É esse componente amarelo soldado ao lado da chave SW1. A barrinha de 4 pinos ao lado, é a porta serial de debug/console, esse conector já vai ficar a pra sempre… cortando um pequeno pedaço de plástico no compartimento da bateria, da pra acessar ele a qualquer momento, bastando remover a tampa da bateria. eheh.

Bom… feito isso funcionou direitinho, sem precisar de dar reset, basta ligar e usar. Mas eu não me contentei… fui ver onde iam estes pinos na memoria SPI… passei o teste de continuidade na placa, e cada um dos resistores fica em série com os pinos 3 e 7 da flash SPI.

Agora vem a parte que não da pra entender e não faz sentido…

Olha o que são os pinos 3 e 7 desta flash… E como os capacitores e resistores são ligados:

Dai eu pergunto… QUE DIABOS tema ver os pinos /HOLD e /WP, a remoção destes componentes e o alongamento do reset? o_O

Sim… eu testei aplicar uma coisa de cada vez, em separado e não funciona… não adianta por exemplo só alongar o reset, ou só remover os componentes do pino 7 ou só do pino 8 e ainda os dois juntos ou um ou outro combinado com o reset… tem que ser tudo ao mesmo tempo…

E ai? Bom… lembrei do solucionador de problemas: A bagaça funciona? Sim? Então, nem rela! Sem problemas.

Olha o bichinho funcionando:

Sim… eu hackeei a tela de boot do netbook  :-P Jabá…

Não da pra ver na foto, mas eu também atualizei o Windows CE 6 para a versão em português.

Pagina da Piclistbr

Opa… já é 7 de setembro.

Mas eu sou um cara que não gosta de ficar sem saber o que acontece. Em uma próxima oportunidade, eu vou voltar os resistores de 10K no lugar e fazer algumas medições, e tentar entender o que acontece. :wink:

Edit em 15 de Julho de 2012:

Fiz um post com todos os arquivos que usei para recuperar meu WM8505:

http://www.crashcomputer.caetano.eng.br/?p=3654



   terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Parece mas não é, e Agora acho que vai…



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Na sexta-feira passada, pós-ressaca do feriado de 1º de Janeiro, chego aqui no muquifo cafofo com o notebook debaixo do braço e com um firmware para um PIC que eu trabalhei no feriado em casa. No caso o gravador de microcontroladores esta ligado no K6 (aquele do gabinete fininho).

Surpresa foi ver o micro desligado… estranhei, pois ele tinha ficado e hibernação, pelo menos o led de sleep fica aceso, nem isso. Desligo pelo botão power e ligo de novo, o micro ameaça de ligar e puff… a fonte desarma, como se algo tivesse em curto.

Já me veio um frio na espinha, pois esse micro já tinha apresentado um defeito igualzinho a uns meses atras, e o problema foi a bendita placa-mãe que foi pro saco e não teve conserto.

Arranco a tampa do gabinete, desligo tudo o que não e necessário, ou seja deixo somente a placa-mãe, com processador e memória. Ligo novamente e a fonte desarma. Nisso já pensei: Merda! Os fets do chaveamento do v-core da placa foram pro saco (defeito até que comum). Esquento a sunkko e arranco os dois fets. Meço, ambos com uma fuga pra lá de considerável entre Source e Dreno. Eram dois IRL3102L. Vendo o datasheet dele não me animo nem um pouco, pelas características do fet.

Cato uma placa velha da pc-shits e dou a sorte de encontrar dois IRL3103L, que é um pouco melhor. Arranco da placa, testo e estão bons. Coloco-os na placa do K6, ligo e… mesmo comportamento… Droga! (penso eu) Será que já fritei o meu K6-III?

Nisso resolvo pegar outra placa de K6 pra testar o processador. No que pego a outra placa, ela esta completa, com processador e memória. Resolvo ligá-la na fonte e ver se esta tudo funcionando pra depois colocar o K6-3. Qual não foi a surpresa que a fonte também desarmou??? Tem algo de podre ai.

Acho uma fonte AT aqui e ligo na placa que esta no gabinete, com o K6-3. Ufa! funciona, a placa e processador estão salvos. Resultado, a fontezinha do gabinete foi pro saco.

Abro a bendita fonte e acho dois capacitores de 1000uF x 10V (que estão na linha de 5V) estufadinhos. Malditos capacitores. Cato a caixa onde estão os capacitores eletroliticos de 105ºC e vou a procura, acho dois de 1200uF x 10V da Rubicom, que são muito melhores que os capacitores xing-ling sem marca. Monto estes mesmos na fonte e tudo funciona. Só que nisso o windows começa a carregar e puff. Congela. Merda… mais problemas. Depois de bater testa, resolvo passar um scandisk no HD e com exame de superfície. Bingo! Dois bad-block bem na area de sistema.

Nisso resolvo reinstalar o sistema, afinal esse sistema já sofreu umas altas gambiarras que eu fiz, e dois bad-block que destruíram certamente dois arquivos que não sei quais são, a melhor coisa a fazer é isso e não ficar perdendo tempo em descobrir qual é o arquivo. Apago o win.com e reinstalo por cima mesmo, pelo menos vai trocar os arquivos bichados e consertar as gambiarras que eu fiz.

Como o gabinete não tem drive de CD, pego um drive de CD, ligo na placa copio os arquivos do CD pra dentro da segunda partição do HD. Mando instalar e… CAB corrompido! Cacilda… não deu um erro durante a copia e CAB corrompido? Cato outro drive de CD e refaço a copia. Agora vai. Consigo reinstalar o sistema. Ufa!

Mas enfim, o que parecia ser problema da placa-mãe, afinal era problema de fonte, o que leva a crer: Nem tudo que reluz é ouro.

Fim do causo do K6.

Sobre o “Agora acho que vai”, finalmente acredito que vou trocar a placa do PC aqui, eu comprei aquela A8N-E já vai fazer mais de 2 meses que isso está parado aqui. Vou aproveitar que vou ter que fazer um remanejo dos HDs aqui pois a falta de espaço em algumas unidade esta critica e esta sobrando espaço na unidade do sistema.

Mas pra isso eu preciso catar o HD de 10Gb que eu comecei a instalar o sistema, acabar de instalar os programas e migrar meus dados pra lá, só ai eu vou poder fazer a troca. Vamos ver se eu consigo terminar isso tudo até o final de semana.



   domingo, 4 de janeiro de 2009

Quebrando mitos



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Existe um “mito” entre alguns pczeiros que deixar o micro sem a tampa, melhora a refrigeração, pra dizer a verdade até eu acreditava nisso sem muito pensar.

Porem de ontem pra hoje, meio que sem querer eu pude verificar que isso não é verdade, desde que seu gabinete tenha o duto de entrada de ar lateral.

Esse duto surgiu nos gabinetes por causa do Quentium Pentium IV. Quando isso surgiu e eu já possuia esta torradeira chamada Ahlon XP, eu tratei de conseguir um duto destes e adaptar ao meu gabinete.

Bem, ontem eu precisei abrir o gabinete para tirar um mal contato de um cabo de audio que faz parte de uma gambiarra que fiz a muito tempo, que consiste um um painel de entradas e saidas de audio em uma das baias de 5 1/4 vagas (deveria cobrar royalties da creative, eu fiz isso antes da live platinium). Nisso na preguiça deixei o gabinete aberto.

Agora a pouco dei uma passada de olho em cima do medidor de temperatura da CPU e vi que ela estava a 59º, mas olhando no log ela atingiu o máximo de 61º hoje. Dai resolvi colocar a tampa de volta, qual não foi a surpresa que a temperatura começou a despencar rapidamente até se estabilizar em 51º.

Resumindo se seu gabinete não tem o duto de entrada de ar, providencie uma. Se tem e esta trabalhando sem a tampa, coloque a tampa.

O motivo? É mais do que simples e óbvio. Com a tampa, aquela “coifa” de plástico, puxa ar frio do lado externo do gabinete ao invés de re-circular o ar quente que já esta dentro do gabinete.

[ Ouvindo: Stars On 45 – Special Long Version Mix ]


   segunda-feira, 10 de março de 2008

Bios Mod, Round #3



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Esse agora foi mais suave, foi no Athlon XP 2400+, também já radicalizei e coloquei em teste um BIOS modificado.

Em tempo, enviei o logo da apple em formato EPA para o BIOS-MOD, logo deve estar disponível para quem quiser.



   domingo, 9 de março de 2008

Bios Mod, Round #2



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...



Bios Mod



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Juntando esse site aqui: http://www.bios-mods.com/
E este outro aqui: http://www.vector-logos.com/result-en.html?search=AMD

O resultado foi esse aqui:

 

Como se já não bastasse case-mod, agora bios mod  .:lol:.

 



   sábado, 2 de fevereiro de 2008

Case-mod e seus sabores, Round 3 (final?)



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Depois de muito atropelo, formatar o HD umas 10 vezes, acho que agora esta tudo pronto em definitivo.

Lista dos atropelos nesse meio tempo:

– Consegui pifar o chip do codec de audio da placa, um Via VT1611 (AC97). Pifei justamente a parte da wavetable. Consegui um outro chip igual em uma placa da pc-shits de pentium 4 detonada.

– O causo acima aconteceu justamente quando eu estava colocando as novas entradas de audio que este chip tem. Alem do line-in, ele tem, auxiliar, cd-in2, e video (na verdade parte de audio de video). Entradas extras de audio, principalmente na parte frontal do gabinete me auxilia em muito, já que este é um micro de bancada. (minha bancada de trabalho em eletrônica).

– O HD de 6.4Gb se mostrou pequeno, alias ele já andava apertado mesmo, ainda mais quando eu resolvi instalar um punhado de coisas novas.

– Já o novo HD que arrumei, um de 40Gb estava formatado com o EZ-Drive… e pra arrancar essa porcaria por completo lá de dentro??? Tive que fazer um zero-fill pra limpar completamente qualquer vestígio dessa droga, caso contrario o partition magic esperneava feito um doido.

– Estranhamente e aparentemente a placa da PC Partner aquece um pouco mais ou é impressão minha, já que ela (agora) tem os termistores para medir a temperatura. Acabei tendo que fazer um buraco na lateral do gabinete e colocar uma ventoinha para auxiliar na exaustão.

– Não me pergunte porque a PC Partner resolveu economizar dois miseros termistores… A placa tem o lugar para soldar, o BIOS já tem suporte a eles no hardware monitor, e tudo mais. Catei dois termistores de duas SiS530 bichadas e coloquei lá. Perfeito!

– O layout da PC Partner não é exatamente igual a placa antiga, tive que refazer um monte de cabos, mudar a posição da placa de rede, refazer o raiser de pobre entre outras coisas.

– Tive que refazer as etiquetinhas da frente do gabinete, as velhas eu havia feito com durex, que não é uma boa pedida, como eu havia perdido o arquivo feito no corel, tive que refazer tudo do zero, dai já aproveitei e etiquetei as entradas novas (e salvei um backup do arquivo).

– Maldito Northon GHOST, ele me fez uma salada na hora de escolher as partições de origem e destino que me embrulhei todo e acabei clonando a partição de sistema em cima da de arquivos no HD velho. SORTE, MUITA sorte que não tinha nada importante lá, eu tinha copia de tudo aqui no outro PC.

– O software do nobreak, alias, shortbreak da MGE Up Sistem (esse é o termo correto) que estou utilizado é algo nojento e sem utilidade, não compensa mante-lo instalado só pra dizer se a bateria esta carregada ou não. Arranquei fora e livrei uma das seis portas seriais. (Sim! Esse troço é velho, mas funciona)

[ Ouvindo: Regina – Baby Love (Original 12” Extended).mp3 ]


   domingo, 27 de janeiro de 2008

Case-mod e seus sabores, Round 2.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois é. Alegria de pobre dura pouco. Muito pouco mesmo.

E aprendam uma coisa, nunca, NUNCA elogiem uma placa pc-chips PC-SHITS que ela se enche de orgulho e começa a fazer das suas. A tal VIA GRA PC100 nem bem coloquei a tampa do gabinete começou das suas. Qualquer coisa que fizesse a exceção de mexer o ponteiro do mouse pela tela era motivo de erro de GPF (vulta tela azul).

E tem uma equação que eu já sabia a mais de 8 anos:

Placa PC Chips + Windows Millenium Edition = PÁU!

Isso é BATATA!.

Eu sou um dos “adoradores” do WinME, afinal eu convivi e o utilizei por mais de 6 anos no meu desktop sem ter do que reclamar.

Portanto aprendam: WinME não gosta de placa vira-lata. Tem que ser hardware BOM, e ***não*** use drivers de win95 e nem de win98, baixe tudo pra winme mesmo. Ponto final.

Resumindo esse pedaço. Testei até o Win98SE e nada. Pau a 3×4.

Bom, fui atras de outra placa mãe, que não fosse PCSHITS. Arrumei uma PC Partner VIB876S. Uma gracinha de placa, menor que as outras duas finadas anteriores, sem rede onboard, chipset via, que por sinal é o mesmo das duas placas anteriores: VT82C686A e VT8501, o vulgo Apollo MPV4.

Alguém me explica como a PC-SHITS consegue pegar o mesmo chipset que funciona perfeitamente e estavel em outras marcas de placa e faz uma CAGADA dessas que fica travando???

Continuando, instalo a placa no gabinete e… zica!

O soquete do processador fica numa posição um pouco diferente das anteriores, o que impossibilitou de usar a placa de rede pci no mesmo lugar, tive que refazer a gambiarra do raiser de pobre, e coloca-la em outra baia do gabinete, pra ser mais exato troquei com a baia de som, que é só o espelhinho com os conectores.

Nisso resolvi que não iria usar a placa de rede velha, pois teria que dessoldar todos os fios e limpar para poder usar. Peguei uma outra placa de rede usada, da encore.

Não sei porque cargas d’água eu resolvi espetar a placa meio que de qualquer jeito no slot para testar. Bendita hora que fiz isso! Pra não espichar muito a linguiça os drivers que eu havia baixado no site da encore, não funcionaram nem com bomba! Muito menos os que peguei direto no site da realtek.

Depois de PASTAR a tarde toda acabo descobrindo isso aqui:

http://elt0n.wordpress.com/2006/09/24/realtek-8139d-falsa/

Puta merda! Nem placa de rede os chineses estão respeitando mais!

No fim acabou que tive que retirar todos os cabos e limpar a placa velha mesmo e utiliza-la, pois esta É da encore mesmo.



   quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Case-mod e seus sabores.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Case mod é legal, mas quando dá problema, principalmente de pifar placa mãe…

Papo meu e do Xandinho agora a pouco no ICQ:

—–

Luciano, 23/01/2008 21:25:32:
Você não tá sabendo que aquele K6 fininho ali da banca morreu né?

Xandinho, 21:25:46:
to sabendo nao…mande flores pra familia dele :P O que houve?

Xandinho, 21:26:06:
ah, piada: Entro na farmacia hoje, ta passando “convict concerto” do pica-pau e neguinho ROLANDO DE RIR

Luciano, 21:26:08:
Morreu mas eu já dei uma de Dr.Frankstein e montei de novo.

Luciano, 21:26:23:
Fudeu a placa mãe.

Xandinho, 21:26:26:
xi

Luciano, 21:26:55:
Uma coisa muito sinistra, estava usando ele normal, pra abrir pdf e estava usando, quando ver apagou. Pensei… lá foi a fonte pro saco de novo!

Xandinho, 21:27:07:
eu heim

Luciano, 21:27:17:
Debulhei o bicho, fonte Ok… mas ao ligar a fonte desarma… tem algo em curto. Tiro o processador, a fonte arma. Blergh!

Luciano, 21:27:28:
Coloquei outro processador, a fonte desarma ao ligar. Blergh²!

Luciano, 21:28:12:
Testei o processador original numa sis530, funcionou. Bem… placa mãe ferrada, tento consertar, troco os eletroliticos do vcore que tavam uma bosta, confiro os fets e nada errado… tudo ok.

Luciano, 21:28:50:
Liga, mesmo defeito. Bom… ai penso, será que a fonte não tá aguentando o tranco? Catei uma fonte AT comum, liguei, PUFFF… fumaça e pifa a fonte AT.

Xandinho, 21:28:59:
buuummm

Luciano, 21:29:05:
Ligo uma ATX, nada… desarma. Vou atrás de outra MB com o mesmo layout.

Luciano, 21:30:02:
Achar outra BioStar M5VNB seria impossível. Achei uma PCCHIPS VIA GRA PC100, layout parecidissimo, a diferença, rede onboard (a M5VNB não tinha) e 1Mb de cache (512Kb na velha)

Xandinho, 21:30:23:
VIAGRA! KKKKKKKKKKKKKK

Luciano, 21:30:37:
Mas antes disso eu esqueci, já tinha pifado também a fonte original do gabinete de tanto ela levar porrada de curto.

Luciano, 21:31:25:
Bom… monto a placa nova. Claro que o Windows despirocou com a placa nova (isso porque o chipset das duas placas é o mesmo) não funciona a rede nem com bomba.

Luciano, 21:31:33
Vamos ao bom e velho “Format c:”… Tudo instalado novinho vamos montar o treco. Cade que a rede onbard tem os led de link e act???

Xandinho, 21:31:39:
hahaha

Luciano, 21:31:52:
cata datasheet do chip de rede, procura onde estão os pinos dos leds, depois de uma baita gambiarra com um 74LS00, pronto, habemus leds de rede eheh.

Luciano, 21:32:32:
Nisso, montando essa gambiarra dos leds de rede, ao desligar a placa, sem querer boto ela em suspend, ligo de novo, levanta fumaça! (pânico!)

Luciano, 21:32:45:
Passa o susto, o transistor que controla a ventoinha do processador fumou.

Luciano, 21:33:07:
Troca a *porra* do transistor, boto outro smd lá… boto pra dormir e ligo de novo… fumaça!

Xandinho, 21:33:28:
computador: 5. Sturaro: 0

Luciano, 21:33:30:
Troco de novo o transistor, isso já depois de ter arrancado os pads do lugar. Tome wire-up daquele seu.

Luciano, 21:33:40:
Calma que chega nos 10 x 1

Luciano, 21:34:08:
Bom, penduro um BC338 nas pontas do fiozinho, ficou “fofo”. Ligo, boto pra dormir, acordo a placa… mesma coisa, frita o BC.

Luciano, 21:34:28:
Dai eu já muito puto, meti um curto do coletor no emissor, pra ligar a ventoinha na porrada. Pufffff! fumaça da ventoinha… Maldita!

Luciano, 21:34:38:
Troco a ventoinha e o transistor e beleza não levanta mais fumaçã ao colocar em suspend.

Luciano, 21:34:45:
Sorte que eu tinha outro cooler igualzinho, é da Intel. Vamos consertar a porcaria da fonte original.

Xandinho, 21:35:18:
7×0

Luciano, 21:35:46:
Dentro dela tem 12 capacitores eletroliticos. 3 deles estufados, e mais 5 mais fudidos do que eu. Troca a capacitorzada. Ligo… nada… meço a tensão no pino 7 do cizinho do PWM (UC3842), zerado… tá em curto. Defeito pra lá de corriqueiro com essa bosta de CI.

Luciano, 21:36:01:
Vamos caçar um UC3842. Na cidade ninguém tem essa porra. (merda, meu reino por um UC3842)

Luciano, 21:36:57:
Reviro minha (santa) sucata, acho um UC3843. Cata datasheet pra ver se da pra gambiarrar. Dá! O 3843 só tem a diferença de desligar com uma tensão menor. Soca ele na fonte, isso sem antes por uma porra de um soquete lá pois esse ci já pifou uma vez.

Luciano, 21:37:06:
Liga tudo, funciona! Aleluia!

Luciano, 21:37:24:
Quanto deu o placar ai? :P

Xandinho, 21:37:54:
9×1

Luciano, 21:38:39:
Pois é :P E você ri né? Pior que tá escrito em cima do radiador do chipset: VIAGRA PC100, é mole?

Xandinho, 21:39:06:
kkkkkkkkkkkkkkkk

Luciano, 21:39:33:
Bom… pelo menos deu pra montar de novo. Já fiz um upgrade na ram, taquei 256Mb agora, tava com 128Mb antes. E tá rodando pelo menos o dobro mais rápido!



   sábado, 16 de dezembro de 2006

Case Mod #2



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois é… alguns devem se lembrar deste case-mod aqui.

E também depois que eu disse que iria fazer um outro, com uma maquina mais veloz, mais nova, um novo desafio. E já esta pronto, já funciona. Vamos a aventura:

Atenção, post longo pelos próximos 1.5Mb

O começo de tudo… a placa mãe é uma Soyo K7-VME, que já tem tudo o que preciso on-board, vídeo, som, rede. O gabinete é de um velho Compaq Presario 2200, o qual era na verdade um Cirix 180MHz. Aqui já da pra ver a placa já montada no gabinete. Não tirei fotos antes, mas tive que abrir rosca no chassi e montar os espaçadores de latão.

O fundo do gabinete obviamente teve que ser recortado para encaixar o espelho da placa. A placa original era bem proprietária, o que não permitiu aproveitar nenhum furo dos conectores originais. O espelho também não é original da placa, teve que ser adaptado, pois a placa veio sem, comprei usada. Junto com ela vieram um Athlon XP 2200+ e 768Mb DDR400.

Vista da traseira do gabinete inteira. A fonte original tambem foi pro limbo, pois não servia nessa placa, me obrigando a fazer outra enorme gambiarra, que descrevo mais abaixo.

Abaixo, uma vista da montagem já bem adiantada, placa mãe, fonte e ventoinhas já fixadas. A ventoinha do gabinete original foi substituída por uma mais nova, e com um fluxo de ar maior, pois aquecimento, foi um dos grandes desafios deste case-mod.

Outra vista do gabinete. O cooler do processador foi escolhido a dedo, pois não podia ser muito alto, mas tinha que ter uma area de dissipação bem grande, optei por um cooler da VCOM com base de cobre e ventilador grande e com rolamento, já que achar outro cooler que sirva ai, vai ser bem difícil no futuro.

Dando continuidade a briga com a ventilação, tive que arrumar um lugar para a saida de ar da fonte de alimentação nova, teve que ficar ao lado do gabinete. O método para se abrir um buraco grande na chapa metálica. Marca-se com caneta, e um monte de furinhos mais finos, dentro da marcação, com uma folga para desbaste com uma lima depois.

Teste para ver se esta tudo ok, e conferir o alinhamento.

O pedaço de lata já arrancado.

Dai pra frente é trabalho braçal com lima, até sumir com todas as rebarbas.

Com tem que ficar, apos muita lima. A grade esta fixa com parafuso, foram abertas roscas de 3mm na chapa metálica do gabinete, as pontas dos parafusos foram limadas para ficarem rentes a parte interna, não atrapalhando o fechamento

Novamente a ultima briga com a ventilação. Como Athlon esquenta pra caramba, a solução é um duto de entrada de ar para o cooler. A unica solução foi uma guia feita com pedaços de caixinha de CD. O buracão retangular foi aberto no mesmo esquema do buraco da ventoinha da fonte.

Um dos motivos para que me levou a usar este gabinete, foi o fato dele já ter os alto falantes embutidos. A placa original já tinha amplificação on-board, e a K7-VME não tem. A solução foi desmontar o amplificar original da placa do compaq e transferi-lo para esta pequena placa de circuito impresso. O amplificadozinho é muito bom, já é stereo, com um unico chip e usa muitos poucos componentes externos. Rende 2 x 8W RMS com baixinha distorção. Muito bom mesmo! Aquele alto falantes que esta preso na parte interna, era do pc-speaker, foi substituido por um pequeno buzzer.

A fonte de alimentação rendeu uma novela a parte… Como precisava de uma fonte que coubesse dentro do gabinete, parti para uma daquelas fontes slim, mas muito vagabundas. A maldita dizia ser para Pentiun 4 (!!!) e de 450W (!!!!!!), e eu precisa justamente de uma fonte de P4 por causa que esta placa usa aquele conector de alimentação auxiliar para o processador. A fonte obviamente não aguentou o tranco, tive que reforça-la, praticamente refiz a fonte. O transformador que esta a direita era o original da fonte que dizia aguentar 450W (sei!), o da esqueda é de uma sucata de uma fonte AT de 350W, compare o tamanho. Foi este que usei no lugar, pois eram compatíveis.

O transormador já instalado na placa da fonte, o pior de tudo é que placa já preve a furação para este transformador maior, mas manda com essa porcaria pequena, por motivos de economia. Projeto porco!

Depois da troca do transformador, a segunda coisa que abriu o bico foram os diodos retificadores do secundário, o da linha dos 5V entrou em curto com 15 minutos de funcionamento, e isso SEM PROCESSAMENTO algum, somente com o windows 2000 em repouso na area de trabalho! Troquei-o e funcionou por mais 10 minutos, ai foi o da linha dos 3,3V. Nisto me enfezei, já resolvi reformar a fonte por completo. Nesta foto, já depois da reforma, note o “calibre” dos diodos que usei, são 3x mais parrudos que os originais. Já aproveitei e troquei também os capacitores de filtragem do secundário que eram muito mixurucas.

Um reforço no primirio, substituído os 4 diodinhos mixurucas por uma ponte retificadora para 6A. Já aproveitei e coloquei o filtro de entrada (a bobina de fio vermelho e laranja), o varistor, e os capacitores cerâmicos de desacoplamento dos diodos.

Os plugues, chave de tensão e liga-desliga geral tiveram que ser removidos da fonte, pois ela ficou montada de lado no gabinete. Nada que fios e uma borracha de passagem não resolveram. Aproveitei alguns furos já existentes no gabinete.

O apertamento que ficou o espaço entre a traseira do gabinete e a fonte.

A posição em que a fonte ficou instalada, e já com a tampa fechada.

O gabinete é bastante compacto, e o drive de DVD que usei teve que ser o mais curto que encontrei na praça, usei um da LG, mas mesmo assim ele era 1,5cm maior do que eu precisava, e assim ele acabou atropelando os conectores das portas IDE. Na quarta foto ai em cima, dá pra ver o quanto os conectores ficaram perto da baia do drive de DVD. Como os conectores ficam virados pra cima, qual a solução???

Vira-los para a frente da placa!!! Nada que barrinha dourada e umas 2 horas de trampo não resolveu.

Os conectores foram encaixados na borda da placa, de modo que metade dos terminais ficaram em cima e outra metade embaixo.

Olha como ficou preso, exatamente no meio da placa.

O lado debaixo, até que não ficou ruim!

O detalhe de o quanto o drive de DVD passa por cima da placa. Só deitando os conectores mesmo! E ainda assim quase que não dá! O drive passa a milímetros dos conectores.

Muito apertado! Os cabos ATA100 (de 80 vias) foram cortados nos comprimentos exatos, para não haver sobras, pois fiozeira dentro do gabinete, igual a bloqueios na circulação de ar.

Vamos para a frente do gabinete, logicamente tem que ter portas USB, o unico local que achei que não ficou estranho e não incomoda foi ai. Optei por conectores separados, para poder usar as duas portas USB simultaneamente. Atente para o Jabá para a AMD, e o led azul para o power, o vermelho é o de acesso ao HD.

Vista geral. Também coloquei os conectores de áudio frontal. Eles foram ligados no conector “fp_audio” da placa. O unico que foi meio gambiarra, é o conector azul, que esta ligado na entrada CD-IN da placa. Eu não usei cabo de audio para o drive de DVD, pois o windows 2000 suporta extração de audio digital. Um fio a menos, e uma entrada a mais pra mim usar.

O tempo gasto para toda essa montagem, foi se umas 3 semanas, fazendo um pouquinho por dia.

Um fato muito curioso sobe esta maquina é a sua velocidade de acesso ao HD, durante o boot, por incrível que pareça é mais rápido que o meu atlhon xp 2400, com HD serial ATA!!! Um pouco deve-se ao HD, um western digital de 15Gb, e o restante e maior motivo, ao fato de o BIOS dessa placa suportar IDE Bus Mastering pelo BIOS.

A temperatura do processador a funcionamento a todo vapor, ficou por volta de 53º, o que achei muito bom para um gabinete tão compacto, onde a ventilação é um fator bastante complicado.

Gostei, valeu a pena, vamos ver qual vai ser o próximo mod. ehehehehe, estou gostando dessa brincadeira!



  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.