Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Causo do PC novo.



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois bem, comemorado o milésimo post, agora vamos caminhar para o numero 2000 ehehe.

Bom, eu estou a alguns dias ensaiando para montar o PC com o hardware que eu comprei a algumas semanas atras (Asus A8N-E + Opteron 170) e resolvi faze-lo neste final de semana que passou.

Meu plano consiste em instalar tudo em um HD “avulso” migrar todos os backups, deixar tudo configurado certinho e assim que tudo pronto, montar o hardware novo e simplesmente clonar a partição do HD. Então monto a “gambiarra” toda e mãos a obra.

Depois de instalar o windows 2000, noto uma certa lentidão no boot, ele inicia a carga, para a barra de progresso mais ou menos no meio e fica ali enroscado por cerca de 40 segundos (splash screen funcionando) e dai desenrosca e prossegue normalmente.

De inicio suspeitei de alguma doideira com a placa de rede onboard como pro exemplo tentativa de obter IP via DHCP ou coisa do genero. Obviamente parti para a solução força bruta e óbvia, defini IP e todo o resto manualmente. Porem, não resolveu.

Depois de observar um tiquinho, me lembrei que neste ponto, o windows 2000 ainda nem sabe o que é rede, justamente naquele ponto do boot, ele esta enumerando o hardware que tem na maquina, fazendo a busca, ou seja é justamente naquela hora que ele pisca os leds do teclado, dá um acesso no floppy e tudo mais.

Nisso, resolvi apelar para o Oráculo… São Google neles! Depois de tentar a pesquisa de algumas formas diferentes, acabo por cair neste fórum com varias pessoas que tiveram exatamente o mesmo sintoma! A barra de progresso vai até mais ou menos o meio, trava por um tempo entre 1/2 e 1 minutos e prossegue normalmente.

De fato o comportamento é idêntico. Mas uma coisa que observei é que o led de acesso ao disco ficava acesso por cerca de 5 segundos logo apos esse tempo enroscado. Dai dava duas piscadas e continuava normalmente.

No caso até tentei reinstalar um windows 2000 SP2, limpo, sem as minhas customizações e até apelei para o windows 2003 server, e em todos o mesmo comportamento, igualzinho. Isso, é claro foi instalado em um segundo HD, para não perder o serviço que eu já havia feito no primeiro HD “avulso”.

Vale lembrar que eu já havia instalado os drivers do nForce 4 Ultra, usando a interface de instalação dele próprio e marcado para instalar todos os drivers. De fato não ficou nada faltando no gerenciador de dispositivos, tudo instalado bonitinho, sem conflito ou pendência alguma. Porém apos instalar o SP2 limpo e sem os drivers do nForce 4 ultra, observei que haviam três controladoras de disco instaladas no sistema, sendo uma que comporta as duas IDE (primária e secundária) e as duas controladoras serial ATA, que comportam duas portas cada uma (perfazendo quatro portas serial ATA).

Ao voltar o HD que havia instalado tudo inicialmente, resolvi dar uma olhada detalhada no gerenciador de dispositivos, sobre como estavam instaladas as controladoras. Qual não foi a minha surpresa que haviam três controladoras, porem duas delas instaladas como nForece 4 blá blá blá e uma instalada como controlador IDE padrão.

E essa que estava como padrão era justamente a IDE paralela! Dai pensei…

– Mas ralhos… o instalador da nVidia já não deveria ter instalado o driver da IDE?

Claro que não, ele instalou o driver da SATA e deixou a IDE com o driver padrão.

Depois de revirar o pacote de instalação do nForce 4 Ultra, achei uma pasta escondida, amoitada, com o sugestivo nome de “legacy”.

So pra quem quiser saber, este é o caminho para chegar nestes drivers:

\A8N-E\nForce 4 Ultra (v.6.86) Win2k_XP International\IDE\Win2K\legacy

Pois bem, mandei o gerenciador de dispositivos procurar um novo driver e apontei este caminho para a pesquisa de drivers. Não levou 2 segundos ele já disse que havia encontrado um driver mais adequado ao dispositivo e perguntou se eu queria substituir o driver corrente por este. Obviamente, disse que sim. Instalou e pediu pra reiniciar.

Ao reiniciar, a grata surpresa! O boot não parou mais no meio da barra de progresso! Passou reto até cerca de 75% (que é o normal), da uma pausa de 2 ou 3 segundos e termina a enumeração dos dispositivos e inicia a carga dos drives.

Eu que já estava ficando cabreiro com esta placa, agora respiro mais aliviado! Ufa!

Enfim fica a dica para alguém que passe por um problema similar, confira o driver utilizado na IDE, se estiver com o driver padrão do windows, instale o driver do fabricante do chipset.

[ Ouvindo: Aretha Franklin – Freeway of Love (1985) ]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.