segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A placa tá suja?



PéssimoRuimMédioBomExcelente (6 votos, média: 4,67 de 5)

Lave!

casio_mx-10_1

Pena que eu vacilei e não tirei foto de como estava a sujeira por entre a carcaça e a membrana de borracha do teclado.

Só não achei o Godzilla ali, porque o resto, tinha de tudo! ECA!

E depois de lavar…

casio_mx-10_2

Pendure pra secar! :-P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


6 comentários para “A placa tá suja?”

  Seguir comentários via RSS
  1. marcio - 10 Comentários
    (Mozilla Firefox 35.0 - Windows XP)
    Positivo Negativo 0

    Olá cheguei através do blog do Alexandre, gostei demais do seu blog principalmente a seção “indo ao shopping”

    Sobre este post
    Mas e os capacitores eletrolíticos?

    Minha primeira experiência com lavagem de pcb foi em meados dos anos 90 com uma placa mãe de Pentium 1, algum provável mal contato apenas mas como eu era muito noob na época das descobertas de como tudo funcionava pensei que o fato de ter lavado ela recuperou rss. Funcionou bem.

    Devo ter feito mais alguma lavagem em mb nos últimos tempos mas sempre de PC (mesmo em PC que teoricamente tem aos baldes em qualquer esquina tem exceções, a minha coleção de 3dfx voodoo nem pensar jamais iria lavá-las) já secando em seguida, agora em hardware mais antigo e nostálgico nem pensar recentemente limpei um SEGA Mega Drive mas apenas no isoproprílico convencional mesmo e com paninho cotonete tudo milimetrico e aquelas horas para terminar o serviço. Não teria coragem de limpar um micro desses, aliás sempre acompanhei esse mercado mas nunca tive microcomputador algum além de PC, os blogs de vocês me animam em entrar nesse mundo.

    Falando em isoproprilico sabe se após data de validade vencimento ele tem tendencia a deixar residuos brancos no pcb mesmo após secagem? Eu uso apenas como hobby então 1litro dura pacas o último venceu em 2012 e só agora está no final.

    grato

    [Responder]

    Luciano - 457 Comentários
    (Mozilla Firefox 23.0 - Windows XP)
    Positivo Negativo 0

    Não há problema algum em lavar os capacitores eletrolíticos. Eles são muito bem vedados. Pode até por de molho que não dá galho. O próprio Alexandre tem uma foto no site dele mostrando uma placa de monitor de molho pra amolecer a sujeira. :)

    O resíduo branco na placa podem ser duas coisas: Água, o isopropílico absorveu umidade e está contaminado. Ou resto de fluxo de solda na placa, que não foi todo removido pelo álcool.

    Aposto mais na segunda opção.

    [Responder]

  2. marcio - 10 Comentários
    (Mozilla Firefox 35.0 - Windows XP)
    Positivo Negativo 0

    Obrigado pelas dicas,

    E a respeito de contatos de slot principalmente em cartuchos de videogames, algumas pessoas costumam lixar para melhorar mal contato só que eu nunca fiz e nem recomendo pois deve ter algum banho não sei se chega a ser ouro ou outro metal que pode ser perdido neste processo. Uso apenas isoproprílico mesmo (no natgeo esqueci o nome do programa de reciclagem tipo uma disputa onde eles compram lotes de materiais e ganha aquele que extrair maior valor em ouro, teve um que compraram memórias ram ai cortaram o pcb no contato para tentar extrair ouro mas acho que em cartuchoss de videogame não devem usar). Vc já usou oxicleaner ou algo parecido quando existe alguma “crosta” nos contatos?

    A respeito das carcaças ABS eu faço o mesmo procedimento seu lavando com detergente neutro transparente liquido cristal com glicerina e após secagem para melhorar aparência dar brilho Jimo Silicone no polimento. Também utilizei esse Jimo silicone juntamente com pasta dental branca e algodão para realizar o polimento em vários CDs DVDs originais alguns bem danificados e telas LCD de notebooks teve resultado muito bom.

    E as carcaças ABS branca que sofrem com problema de amarelamento por conta do contato do ar com a mistura da composição anti chama. Você já fez o retrobright? Eu estou usando oxigenada 40 vol em gel apenas sem os demais componentes das fórmulas encontradas na internet e deixando no sol, não passou de 4 horas e melhorou muito, não sei se irá voltar amarelamento.

    [Responder]

  3. GoGoBoy - 3 Comentários
    (Google Chrome 40.0.2214.91 - Windows 7)
    Positivo Negativo 0

    Trabalhava com manutenção, sempre limpei contatos com (a) WB40/White Lub, desengripantes em geral, e depois removia os resíodos com álcool isopropílico.

    Não gosto de deixar resíodo de desengripante pois em contatos que esquentam funciona como oléo causando pequenas fritadas.

    Outras pessoas usam (b) borrachas para limpar as oxidações, algumas pessoas usam (c) jeans. Mas nunca lixei ou vi lixar. Na prática é o mesmo princípio, apenas, que o uso de lixas causa um desgaste físico maior.

    Use o que tiver na hora de limpar. Eu porém sempre gostei de WD40 – bato em papel higiêncio/guardanapo, passo o lado umedicido sobre os contados, deixo reagir por alguns segundos – e depois limpo com Álcool Isopropílico.

    Sempre fiquei admirado da quantidade de problemas causados apenas pela oxidação dos contatos.

    Raramente lavo com água e sabão neutro alguma placa, mas sempre tento remover o máximo de umidade com compressores de ar após da lavagem e sempre seco à sombra durante um final de semana.

    Sou de Goiânia – Goiás, aqui é bastante seco. Morei por 2 meses na Serra Gaucha, e lá não sei… nem roupa seca lá. É uma terra muito úmida, talvez, lá demore mais dias para secar à sombra.

    abraços

    [Responder]

  4. Guilherme - 4 Comentários
    (Mozilla Firefox 52.0 - Windows 7)
    Positivo Negativo 0

    Aprovadíssimo, já lavei inúmeras placas, circuitos, etc… e nunca perdi nada, basta deixar secar corretamente, de preferência na sombra, e se ainda não estiver seguro, deixar mais alguns dias secando. Como já ouvi falar em outros sites, se não houver corrente passando no circuito pode até cair um tsunami na placa que não acontece nada.

    [Responder]

    Luciano - 457 Comentários
    (Mozilla Firefox 45.0 - Windows XP)
    Positivo Negativo 0

    Exatamente, banho nunca fez mal a placas de circuito impresso e componentes que não sejam de papel, como transformadores. Alias, muitos fabricantes de placas efetivamente lavam as placas depois de montadas.

    Inclusive, em placas SMD que monto, uso um fluxo da Amtech que é inclusive, lavavel em… água! Sim, o fluxo de solda depois de soldada a placa limpa-se o grude com água e escova! :D

    [Responder]

Deixe seu comentário.


Ou... use seu nome e um email valido:




* = Preenchimento obrigatório

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »
 

1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.