Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sábado, 16 de dezembro de 2006

Case Mod #2



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Pois é… alguns devem se lembrar deste case-mod aqui.

E também depois que eu disse que iria fazer um outro, com uma maquina mais veloz, mais nova, um novo desafio. E já esta pronto, já funciona. Vamos a aventura:

Atenção, post longo pelos próximos 1.5Mb

O começo de tudo… a placa mãe é uma Soyo K7-VME, que já tem tudo o que preciso on-board, vídeo, som, rede. O gabinete é de um velho Compaq Presario 2200, o qual era na verdade um Cirix 180MHz. Aqui já da pra ver a placa já montada no gabinete. Não tirei fotos antes, mas tive que abrir rosca no chassi e montar os espaçadores de latão.

O fundo do gabinete obviamente teve que ser recortado para encaixar o espelho da placa. A placa original era bem proprietária, o que não permitiu aproveitar nenhum furo dos conectores originais. O espelho também não é original da placa, teve que ser adaptado, pois a placa veio sem, comprei usada. Junto com ela vieram um Athlon XP 2200+ e 768Mb DDR400.

Vista da traseira do gabinete inteira. A fonte original tambem foi pro limbo, pois não servia nessa placa, me obrigando a fazer outra enorme gambiarra, que descrevo mais abaixo.

Abaixo, uma vista da montagem já bem adiantada, placa mãe, fonte e ventoinhas já fixadas. A ventoinha do gabinete original foi substituída por uma mais nova, e com um fluxo de ar maior, pois aquecimento, foi um dos grandes desafios deste case-mod.

Outra vista do gabinete. O cooler do processador foi escolhido a dedo, pois não podia ser muito alto, mas tinha que ter uma area de dissipação bem grande, optei por um cooler da VCOM com base de cobre e ventilador grande e com rolamento, já que achar outro cooler que sirva ai, vai ser bem difícil no futuro.

Dando continuidade a briga com a ventilação, tive que arrumar um lugar para a saida de ar da fonte de alimentação nova, teve que ficar ao lado do gabinete. O método para se abrir um buraco grande na chapa metálica. Marca-se com caneta, e um monte de furinhos mais finos, dentro da marcação, com uma folga para desbaste com uma lima depois.

Teste para ver se esta tudo ok, e conferir o alinhamento.

O pedaço de lata já arrancado.

Dai pra frente é trabalho braçal com lima, até sumir com todas as rebarbas.

Com tem que ficar, apos muita lima. A grade esta fixa com parafuso, foram abertas roscas de 3mm na chapa metálica do gabinete, as pontas dos parafusos foram limadas para ficarem rentes a parte interna, não atrapalhando o fechamento

Novamente a ultima briga com a ventilação. Como Athlon esquenta pra caramba, a solução é um duto de entrada de ar para o cooler. A unica solução foi uma guia feita com pedaços de caixinha de CD. O buracão retangular foi aberto no mesmo esquema do buraco da ventoinha da fonte.

Um dos motivos para que me levou a usar este gabinete, foi o fato dele já ter os alto falantes embutidos. A placa original já tinha amplificação on-board, e a K7-VME não tem. A solução foi desmontar o amplificar original da placa do compaq e transferi-lo para esta pequena placa de circuito impresso. O amplificadozinho é muito bom, já é stereo, com um unico chip e usa muitos poucos componentes externos. Rende 2 x 8W RMS com baixinha distorção. Muito bom mesmo! Aquele alto falantes que esta preso na parte interna, era do pc-speaker, foi substituido por um pequeno buzzer.

A fonte de alimentação rendeu uma novela a parte… Como precisava de uma fonte que coubesse dentro do gabinete, parti para uma daquelas fontes slim, mas muito vagabundas. A maldita dizia ser para Pentiun 4 (!!!) e de 450W (!!!!!!), e eu precisa justamente de uma fonte de P4 por causa que esta placa usa aquele conector de alimentação auxiliar para o processador. A fonte obviamente não aguentou o tranco, tive que reforça-la, praticamente refiz a fonte. O transformador que esta a direita era o original da fonte que dizia aguentar 450W (sei!), o da esqueda é de uma sucata de uma fonte AT de 350W, compare o tamanho. Foi este que usei no lugar, pois eram compatíveis.

O transormador já instalado na placa da fonte, o pior de tudo é que placa já preve a furação para este transformador maior, mas manda com essa porcaria pequena, por motivos de economia. Projeto porco!

Depois da troca do transformador, a segunda coisa que abriu o bico foram os diodos retificadores do secundário, o da linha dos 5V entrou em curto com 15 minutos de funcionamento, e isso SEM PROCESSAMENTO algum, somente com o windows 2000 em repouso na area de trabalho! Troquei-o e funcionou por mais 10 minutos, ai foi o da linha dos 3,3V. Nisto me enfezei, já resolvi reformar a fonte por completo. Nesta foto, já depois da reforma, note o “calibre” dos diodos que usei, são 3x mais parrudos que os originais. Já aproveitei e troquei também os capacitores de filtragem do secundário que eram muito mixurucas.

Um reforço no primirio, substituído os 4 diodinhos mixurucas por uma ponte retificadora para 6A. Já aproveitei e coloquei o filtro de entrada (a bobina de fio vermelho e laranja), o varistor, e os capacitores cerâmicos de desacoplamento dos diodos.

Os plugues, chave de tensão e liga-desliga geral tiveram que ser removidos da fonte, pois ela ficou montada de lado no gabinete. Nada que fios e uma borracha de passagem não resolveram. Aproveitei alguns furos já existentes no gabinete.

O apertamento que ficou o espaço entre a traseira do gabinete e a fonte.

A posição em que a fonte ficou instalada, e já com a tampa fechada.

O gabinete é bastante compacto, e o drive de DVD que usei teve que ser o mais curto que encontrei na praça, usei um da LG, mas mesmo assim ele era 1,5cm maior do que eu precisava, e assim ele acabou atropelando os conectores das portas IDE. Na quarta foto ai em cima, dá pra ver o quanto os conectores ficaram perto da baia do drive de DVD. Como os conectores ficam virados pra cima, qual a solução???

Vira-los para a frente da placa!!! Nada que barrinha dourada e umas 2 horas de trampo não resolveu.

Os conectores foram encaixados na borda da placa, de modo que metade dos terminais ficaram em cima e outra metade embaixo.

Olha como ficou preso, exatamente no meio da placa.

O lado debaixo, até que não ficou ruim!

O detalhe de o quanto o drive de DVD passa por cima da placa. Só deitando os conectores mesmo! E ainda assim quase que não dá! O drive passa a milímetros dos conectores.

Muito apertado! Os cabos ATA100 (de 80 vias) foram cortados nos comprimentos exatos, para não haver sobras, pois fiozeira dentro do gabinete, igual a bloqueios na circulação de ar.

Vamos para a frente do gabinete, logicamente tem que ter portas USB, o unico local que achei que não ficou estranho e não incomoda foi ai. Optei por conectores separados, para poder usar as duas portas USB simultaneamente. Atente para o Jabá para a AMD, e o led azul para o power, o vermelho é o de acesso ao HD.

Vista geral. Também coloquei os conectores de áudio frontal. Eles foram ligados no conector “fp_audio” da placa. O unico que foi meio gambiarra, é o conector azul, que esta ligado na entrada CD-IN da placa. Eu não usei cabo de audio para o drive de DVD, pois o windows 2000 suporta extração de audio digital. Um fio a menos, e uma entrada a mais pra mim usar.

O tempo gasto para toda essa montagem, foi se umas 3 semanas, fazendo um pouquinho por dia.

Um fato muito curioso sobe esta maquina é a sua velocidade de acesso ao HD, durante o boot, por incrível que pareça é mais rápido que o meu atlhon xp 2400, com HD serial ATA!!! Um pouco deve-se ao HD, um western digital de 15Gb, e o restante e maior motivo, ao fato de o BIOS dessa placa suportar IDE Bus Mastering pelo BIOS.

A temperatura do processador a funcionamento a todo vapor, ficou por volta de 53º, o que achei muito bom para um gabinete tão compacto, onde a ventilação é um fator bastante complicado.

Gostei, valeu a pena, vamos ver qual vai ser o próximo mod. ehehehehe, estou gostando dessa brincadeira!



  Seguir comentários via RSS

2 thoughts on “Case Mod #2

  1. Felipe Ferrer disse:
    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.8 - Windows Windows XP

    Show de bola! Renovou o compaq presario ein?! ahahahaha! Muito bom mesmo!!!!! Parabéns!!

    Comentário de Felipe Ferrer: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.