Envie essa edição para seus amigos que gostem do assunto. É permitido despachar para listas e republicar em seu site, desde que citada a fonte: http://www.relatorioalfa.com.br. 98.629 assinantes recebem esta edição Destaque ATENÇÃO DA FIAT: OU VOCÊ TEM OU... NÃO TEM Multinacional italiana desafia Constituição brasileira e tira 4 sites de consumidor insatisfeito da internet. O Relatório Alfa copiou o site e o recolocou no ar hoje. Mostrando-se despreparada para gestão de crises e com pouquíssimo respeito por um de seus consumidores insatisfeitos, ou pela imprensa, a FIAT automóveis conseguiu transformar um problema pequeno em um desastre de marketing que está começando a riscar a lataria de sua imagem, do porta-malas até o motor. O Relatório Alfa tenta há 32 dias obter a versão da empresa, que bateu o telefone ao saber que a ligação partia dessa publicação. por Aldo Novak, editor aldonovak@relatorioalfa.com.br Por não ter se dado ao trabalho de fazer uma ligação para um cliente que esperava por um FIAT Stilo e deixa-lo isolado por 57 dias, a montadora foi alvo de um bem humorado e sarcástico site que conta tudo o que aconteceu. Nele, o consumidor se veste de palhaço e faz piada dos problemas que enfrentou. Mas a empresa não achou graça e resolveu que cliente insatisfeito é problema para o departamento jurídico; assim, bastou ele colocar o site no ar para que a FIAT o pressionasse por meio de seus advogados. Resultado: criou uma bola de neve que não pára de crescer. A multinacional colocou seu bem pago departamento jurídico para calar o cliente e conseguiu judicialmente tirar do ar quatro diferentes endereços que ele mantinha. O Relatório Alfa copiou um de seus sites, antes de ser retirado do ar, e você pode encontra-lo aqui. ATENÇÃO: como o site de protesto foi criado em ASP (e nosso servidor não roda este sistema) várias facilidades não estão funcionando. Mesmo assim estamos disponibilizando o site como forma de registro jornalistico). Manteremos o site no ar em www.relatorioalfa.com.br/fiat . SAIBA O QUE ACONTECEU Em 23 de setembro do ano passado, o jornalista e professor universitário Maritônio Barreto de Almeida, que reside em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pagou R$ 15.500,00 reais como parte de pagamento de um FIAT Stilo 1.8 e 16V no valor de R$ 42.600,00. Mas o carro não chegou. Barreto, em seu site, faz piada em um texto dirigido aos diretores da empresa, dizendo: "Também né, quem mandou pedir um carro com todos aqueles opcionais?!! Aqueles que na propaganda da televisão o cara diz que os "outros" não têm. Aliás, estes tais opcionais que os outros não têm são tão "únicos" que inclusive vocês também não têm, né? HÁ HÁ HÁ HÁ! Mas tudo bem... " Barreto conta, em detalhes no site, o que passou nos quase dois meses e a falta de interesse da montadora em sequer telefonar, ou explicar, o que acontecia com seu carro não recebido (pelo qual já tinha pago o adiantamento): "Liguei várias vezes, além de enviar fax e e-mails à montadora que, em nenhum momento, me respondeu", reclama. Omar Kaminski é advogado especializado em Direito da Informática e responsável pelo site Internet Legal e colaborador de InfoGuerra, divulgou o caso explicando que "a Fiat já havia tentado tirar o site do ar por meio de uma notificação extrajudicial direcionada ao provedor de hospedagem. Este, no entanto, não aceitou as exigências da Fiat e manteve as páginas no ar. No dia 23 de dezembro, a montadora ajuizou uma ação cautelar em Betim, Minas Gerais, cidade onde está situada sua sede. A determinação judicial foi prontamente encaminhada ao provedor do site, que retirou as páginas da Internet no dia 24. Na quinta-feira, dia 26 de dezembro, Maritônio foi surpreendido por um e-mail do departamento jurídico do Registro.br, com o seguinte teor: "Em atendimento a ordem judicial proferida nos autos do processo nº 027.02.012567-3, em curso perante a 4ª Vara Cível da Comarca de Betim/MG, estamos procedendo o cancelamento do domínio 'maritonio.com.br'". Provavelmente aconselhada por seus advogados e nenhum especialista em marketing, a montadora conseguiu, de uma só vez, romper o direito de livre expressão, garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Constituição do Brasil e pelas leis brasileiras, além de ter cometido um rasgado estrago na própria imagem ao tentar (e conseguir) tirar o site de um consumidor lesado do ar. Em represália, Maritônio Barreto abriu dois novos domínios-espelho, um localizado em www.maritonio.com (nos Estados Unidos) e outro no provedor gratuito Hpg (www.maritonio.hpg.com.br). Rapidamente a FIAT conseguiu tirar do ar o site nos Estados Unidos (porque Maritônio usara uma empresa intermediária brasileira, que a FIAT notificou extra-judicialmente). Já o site localizado no HpG tem a seguinte mensagem: Este site foi removido por solicitação do MM. Juiz de Direito da Quarta Vara Cível, da Comarca de Betim, da Justiça Estadual de Minas Gerais - Mandado extraido dos Autos da Ação Cautelar - Processo número 027.02.012567-3. Na ação movida pela empresa, cuja cópia o Relatório Alfa teve acesso, os advogados afirmam que Barreto plagiou os slogans da empresa, quando na verdade ele usou de ironia e sarcasmo. O que espanta é que tenham conseguido levar o caso até a justiça. Se Barreto processar a empresa isso vai custar muito mais caro do que uma pequena frota de automóveis, para a FIAT. "Vocês sabem que meu protesto é legítimo e justo", defende Maritônio em um boletim gravado que aparece no site, explicando as razões de sua decisão. "Esta luta não é minha, mas de todos nós consumidores que exigimos respeito. Em todo esse tempo, desde antes de colocar o meu protesto no ar, a Fiat não me respondeu em nenhum momento. Acontece que eles esquecem que existem pessoas e empresas dignas nesse país, que não se vendem e muito menos se dobram", bradou. "Agora se eles quiserem tirar meu site do ar exigirei 5 Stilos para 5 instituições que cuidam de crianças com câncer". Maritônio não pretende desistir de sua luta pela liberdade de expressar sua indignação. O site lanço uma versão em italiano, para desespero dos executivos da FIAT do Brasil. Pode ser que essas ações não sejam muito bem vistas na matriz... Quando a FIAT viu que o que era ruim estava ficando pior, o diretor de comunicação corporativa, Marco Antonio Lage, pegou um avião e foi reunir-se com o cliente. Após escutar todo o caso, Lage, explica Barreto, concordou em que a FIAT pediria desculpas, no que fosse sua culpa, e, embora não pudesse fazer a doação dos carros, levaria o Projeto Social da empresa para Campo Grande. Barreto e Lage teriam chegado a um pré-acordo para encerrar a briga mas, segundo Barreto, o departamento jurídico da montadora não concorda com isso: "os advogados da FIAT querem brigar na justiça e não querem que eu mantenha contato com as pessoas que escreveram e-mails para mim, durante este tempo -- e isso eu não aceito. Se eles preferem brigar, vamos em frente. Mas se eles cumprirem sua parte no acordo e trouxerem o Projeto Social para Campo Grande, então aceitarei as desculpas. Será uma vitória para milhares de consumidores que são tratados incorretamente por grandes empresas. Mas o prazo para o acordo acaba na quarta-feira, dia 5 de fevereiro." "Eu assumi com o senhor Marco Antonio Lage, um acordo verbal de que vou tirar o meu site do ar se a Fiat ressarcir-me dos gastos que tive para sustentar o meu protesto e trazer a Campo Grande um dos seus projetos sociais como forma de demonstrar, a mim e a todos os que acompanharam o episódio, o seu interesse em reverter junto a nós a imagem negativa gerada pelo protesto." O OUTRO LADO O Relatório Alfa tentou entrar em contato com o Centro de Relacionamento da FIAT, no 0800-707.1000 às 12h25 do sábado, dia 28 de dezembro, mas a atendente Silvana informou, depois de pesquisar, que não tinha nenhum telefone de contato com o Departamento de Imprensa nem com o de Relações Públicas. Sugeriu que enviássemos um e-mail pelo endereço na internet, da empresa, em www.fiat.com.br. Visitamos os endereços abaixo: http://www.fiat.com.br/index_site.php http://www.fiat.com.br/fale/files/form_fale.php Uma mensagem eletrônica foi enviada as 12h30, explicando a matéria. Em seguida conseguimos um telefone da FIAT Automóveis, em Betim (MG) e as 12h43 liguei para Adélia (031-35292111) que passou para o ramal da imprensa da empresa (2780). Ao me apresentar como Aldo Novak, do Relatório Alfa, fazendo uma matéria sobre o caso, a mulher que atendeu simplesmente bateu o telefone no gancho. Liguei novamente as 12h46, reclamando para Adélia e pedindo para passar novamente a ligação. O telefone tocou até as 12h51 sem ser atendido, quando a ligação caiu. Ainda tentando obter uma posição da empresa, levantamos mais dados e ligamos para o Departamento Juridico da FIAT Automóveis, em Betim, pelo número (31) 3529-2111 na manhã do dia 18 de janeiro. O advogado ouviu o caso e disse que não estava autorizado a falar sobre isso. Ele transferiu a ligação para a sala do diretor de comunicação corporativa da FIAT, Marco Antonio Lage. A secretária, Sara, atendeu dizendo que ele estava na sala. Quando soube do assunto, entretanto, disse que ele estava em reunião e que ligaria em seguida "ou, no máximo, após o almoço". Expliquei a importância em ter a posição da FIAT, mas ela disse: "ele liga sim, sem dúvida". Também falei da ligação anterior, em que a pessoa que atendeu desligou o telefone ao saber do que se tratava. Ela anotou nossos números de telefone, fixos e celular, e garantiu novamente que ele ligaria assim que acabasse a reunião. Até o fechamento desta edição, 15 dias depois, não recebemos nenhum contato sobre isso vindo do e-mail enviado ou dos recados deixados. A FIAT parece ter problemas sérios em responder aos consumidores... e aos jornalistas. Informações úteis: Domínio cancelado pela FIAT: www.maritonio.com.br Sites que mostravam réplicas do site original, retirados do ar pela FIAT: www.maritonio.com e www.maritonio.hpg.br Site espelho, dentro do Relatório Alfa, www.relatorioalfa.com.br/fiat Contatos Jornalista Maritônio Barreto de Almeida (64) 9982-9796 maritonio@ieg.com.br e maritonio@uol.com.br Fiat Automóveis / Imprensa (31) 3529-2111 ramal 2780 site em www.fiat.com.br Marco Antonio Lage / Comunicação Corporativa: marco@fiat.com.br Sites Parceiros do Relatório Alfa: InfoGuerra: www.infoguerra.com.br InternetLegal: http://www.internetlegal.com.br Matérias publicadas por InfoGuerra e assinadas por Omar Kaminski: CONSUMIDOR SE VESTE DE PALHAÇO PARA PROTESTAR CONTRA FIAT http://www.infoguerra.com.br/infonews/viewnews.cgi?newsid1040665261,74554,/ FIAT CONSEGUE TIRAR SITE PROTESTO DO AR http://www.infoguerra.com.br/infonews/viewnews.cgi?newsid1040969377,29393, FIM