Postagens para o marcador ‘PC’

   quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Firefox não reproduz vídeos MSE & H.264



PéssimoRuimMédioBomExcelente (6 votos, média: 4,50 de 5)

Isso estava acontecendo aqui em duas máquinas minhas já não é de hoje, o que isso causa? Não reproduz vídeos do site G1 (globo). Isso já vinha desde que a globo resolveu modificar a plataforma dos vídeos.

A imagem estática do player com uma imagem fixa do vídeo aparece normalmente, mas ao clicar em play, a tela do player fica preta e mais nada acontece.

E isso mesmo tendo habilitado a reprodução de vídeos HMTL5. Usando a pagina de testes do youtube, o resultado é esse antes de qualquer das modificações propostas abaixo.

youtube_html5_bad

Depois de muito bater cabeça, acabei por cair neste post do MSFN: http://www.msfn.org/board/topic/175591-enable-mp4-h264-aac-html5-video-in-firefox-on-windows-xp-without-flash/

Basicamente consiste em forçar a barra para a instalação e funcionamento do Adobe Primetime CDM. Ele é um codec para reprodução de videos com DRM, mas reproduz normalmente videos sem DRM.

Uma tradução bem simplificada do que precisa ser feito:

entre em about:config no Firefox.

Verifique se já existe as seguintes chaves, caso não existir, crie, utilizando “new, boolean”. Siga conforme a versão de seu Firefox.

media.gmp-eme-adobe.enabled (boolean, true)

media.gmp-eme-adobe.forceSupported (boolean, true; Firefox 49.0+)

media.gmp-eme-adobe.forcevisible (boolean, true; Firefox 45-48, não mais usado no Firefox 49.0+)

media.gmp-eme-adobe.visible (boolean, true; Firefox 49.0+)

media.gmp.decoder.enabled (boolean, true)

media.eme.enabled (boolean, true; deixe em false se baixou uma versão DRM-free  do Firefox;

 

Apenas para usuários do Firefox 45.x.x ESR: também modifique media.gmp-manager.url ou o Primetime plugin não será baixado. O valor padrão desta chave é:

“https://aus5.mozilla.org/update/3/GMP/%VERSION%/%BUILD_ID%/%BUILD_TARGET%/%LOCALE%/%CHANNEL%/%OS_VERSION%/%DISTRIBUTION%/%DISTRIBUTION_VERSION%/update.xml”

Modifique apenas a parte destacada em negrito como se segue:

“https://aus5.mozilla.org/update/3/GMP/46.0/%BUILD_ID%/%BUILD_TARGET%/%LOCALE%/%CHANNEL%/%OS_VERSION%/%DISTRIBUTION%/%DISTRIBUTION_VERSION%/update.xml”.

O host pode ser algo diferente de aus5.mozilla.org, você só precisa mudar a parte %VERSION%.

Depois disso, quando você verifica sua lista de Plugins, você deve ver um aviso sobre o plugin do Primetime sendo baixado em breve. Se você não quiser esperar, verifique se há atualizações manualmente (no menu suspenso do botão de engrenagem). Os arquivos do plugin serão colocados na subpasta gmp-eme-adobe em seu perfil Firefox.
Uma vez que tenha feito o download, configure o plugin do Primetime para ativar sempre, e o plugin Flash a nunca ativar (não é estritamente necessário, mas é melhor para o teste)

Voltando a página de teste do youtube, o resultado agora deve ser este:

youtube_html5_good

E por fim faça um teste nesta página: http://www.quirksmode.org/html5/tests/video.html

Se puder reproduzir todos os 3 vídeos, parabéns, configurações realizadas com sucesso!

O crédito das informações postadas acima são todas do usuário mixit do fórum MSFN.

Estas modificações foram testadas aqui no Firefox ESR 45.7.0



   sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Eu não deveria…



PéssimoRuimMédioBomExcelente (4 votos, média: 4,50 de 5)

Eu já aprendi que não discuto mais com usuário de linux, é perda de tempo. Pelo menos as discussões do tipo “o meu é maior que o seu”. :hypocrite:

Hoje, novamente eu tive que “ouvir” (melhor dizendo… ler) que ” Esse negócio de ninguém usa é coisa de dez anos atrás, hoje em dia todo mundo usa, só que a maioria nem sabe disso.”

Tá, se for falar em servidor e os S.O. embutidos que o usuário só tem acesso a botões, tudo bem. Realmente muita gente usa e nem sabe.

Mas quando a coisa torce pro lado do PC, no caso o desktop, a coisa ainda é feia. Como disse eu não discuto mais, eu apenas observo, eu apenas mostro números:

Visualizações de página em DOIS ANOS do www.msxpro.com

Windows: 79,87%
Linux: 7,19%

acessos_msxpro

Visualizações de página em DOIS ANOS do www.py2bbs.qsl.br

Windows: 89,71%
Linux: 3,49%

acessos_py2bbs

Visualizações de página em DOIS ANOS do www.crashcomputer.tk

Windows: 87,07%
Linux: 6.45%

acessos_crashcomputer

Ou seja… aqui nas minhas bandas, com 3 sites com publico alvo bem distintos, em nenhum caso linux chegou a 10% de visualizações de página em 2 anos.

Nem vou colocar o Android no meio da briga, porque segundos muitos puristas, Android não é linux. Se é assim, então tá né? }:D



Upgrade na marra.



PéssimoRuimMédioBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)

Muita gente sabe que eu sou fã de carteirinha do Windows 2000 e não faz pouco tempo. Alias, comecei a usa-lo se não me engano em 2003 ou por volta disso.

E nisso fui resistindo bravamente ao que dita o mercado, que tem que fazer upgrade para as novas versões.

Nem dei muita bola quando terminou o suporte de atualizações dele, alias, até achei bom… não viram mais  bugs novos, só ficariam os velhos. :tooth:

Nisso fui mantendo as versões antigas dos softwares, sempre as últimas que davam suporte para o Windows 2000. O Firefox e Thunderbird, por exemplo, tive que estacionar na versão 12, pois era a última a dar suporte. O Java morreu na versão 6, updade 30, pois as maiores davam pau, apesar de dizerem ser suportada. O flash player? Morreu na 103r183.

Pra mim não era problema, eu consegui conviver perfeitamente até o começo dessa semana com essas versões.

Mas… essa semana, o mercado decretou a morte do Windows 2000 pra mim. Muita coisa parou de funcionar no Firefox 12. E não é defeito local, pois fiz o teste em uma VM com o Windows 2000 e uma instalação limpa, sem qualquer addon, e os resultados foram os mesmos.

O gmail vivia me pressionando pra fazer upgrade, o youtube, idem. O site da caixa a muito que não funcionava, e eu apelava pra uma VM com o XP. E ontem foi o tiro derradeiro…. o site do Bradesco e o… Facebook morreram no Firefox 12.

E ai… upgrade na marra. Adeus Windows 2000… 8|(

windows2000

O que coloquei? Bem… Windows XP.

O Windows 7 ainda não me entendi com algumas coisas dele, mas.. já vai sendo a hora de começar a futucar mais a fundo nele em uma VM e ir contornando as limitações.



   segunda-feira, 17 de março de 2014

Integrando o DOSBOX ao menu de contexto.



PéssimoRuimMédioBomExcelente (3 votos, média: 4,67 de 5)

Eu estava com um diretório atulhado de programas MS-DOS aqui pra verificar a versão (Motorola RSS) e ficar abrindo um por um na base do teclado, tendo montado o diretório inteirinho no DOSBOX ia virar um serviço de corno. o:-)

Dai pensei… se existe aquela manha de pendurar o CMD.EXE no menu de contexto do windows pra abrir o prompt no diretório corrente, porque não fazer algo similar com o DOSBOX?

Fui procurar na internet algo pronto e não achei nadinha do jeito que eu queria. Se pedir o menu de contexto em um diretório, monta o diretório no DOSBOX como C:\ e entrega o prompt. Se pedir o menu de contexto em um .EXE, .COM ou .BAT (qualquer executável) dispara o DOSBOX e já executa o programa.

dosbox_context_menu

Dai fiz um pequeno arquivo de registro,  que já faz todo o trabalho sujo e o resultado é o da imagem acima.

dosbox

Para quem precisar fazer a mesma coisa, deixo abaixo o conteúdo do arquivo .reg que fiz. Não darei maiores explicações, pois quem for usar isso acredito que já saiba como se aplica isso no registro, como se faz o arquivo, etc… :hypocrite:

Windows Registry Editor Version 5.00

; DOSBOX no menu de contexto de diretórios e drives.
[HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell\DOSBox]
@="DOSBOX Mount"

[HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell\DOSBox\command]
@="C:\\Arquivos De Programas\\DOSBox\\DOSBOX.EXE \"%1\" -noconsole"

[HKEY_CLASSES_ROOT\Drive\shell\DOSBox]
@="DOSBOX Mount"

[HKEY_CLASSES_ROOT\Drive\shell\DOSBox\command]
@="C:\\Arquivos De Programas\\DOSBox\\DOSBOX.EXE \"%1\" -noconsole"

; DOSBOX executa arquivo diretamente.
[HKEY_CLASSES_ROOT\*\shell\DOSBox]
@="DOSBOX Run..."

[HKEY_CLASSES_ROOT\*\shell\DOSBox\command]
@="C:\\Arquivos De Programas\\DOSBox\\DOSBOX.EXE \"%1\" -noconsole"

Claaaaaaaaaro que você deverá ajustar o caminho do executável do DOSBOX para o de onde você o instalou né? :-P

Ah… Bônus!  :tooth: O DOSBOX quando executado desta forma e com o parâmetro -noconsole, cria dois arquivos no diretório que está sendo executado.

dosbox_log
Isso pode ser tornar irritante dependendo  do caso. Pelo que pesquisei, não existe um parâmetro para se passar ao DOSBOX para que ele não crie os tais arquivos. :aiaiai:

Solução? Abra o DOSBOX em um EDITOR HEX, procure pelas ocorrências:

stderr.txt
stdout.txt

E substitua por:

NUL

dosbox_hacking

Vai encontrar duas ocorrências de cada arquivo. Salve o DOSBOX.EXE e pronto. Os dois arquivos não serão mais criados. }:D



   sábado, 28 de dezembro de 2013

PC fervendo…



PéssimoRuimMédioBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)

Com o calor que está fazendo aqui, até o PC resolveu “passar mal”. Veja só:

Sério… tinha um tapete de poeira em cima do radiador do processador.



   terça-feira, 15 de outubro de 2013

Indo ao “shopping center” – 4



PéssimoRuimMédioBomExcelente (5 votos, média: 5,00 de 5)

E mais uma ida ao “shopping center”, sendo mais especifico no Biohazard algumas semanas atrás, olha só o que eu catei LITERALMENTE na caçamba de sucata:

hd_1tb_biohazzard1 Adicionar Mídia

Siiiiiiim! Um HD de 1TB! :yahoo:

Assim que o trouxe pra cá a primeira primeira providencia foi retirar a placa pra ver se não tinha nada errado, já que ele pelo visto andou até “escorregando” pelo chão e levando algumas pancadas (vide a próxima foto)

Feita a inspeção visula, ele tinha só um defeitinho. Provavelmente a fonte de onde ele estava ligado era muito vagabunda, e fritou o tranzorb da linha de 12V, deixando o HD em curto. E com esse curto derrete um indutor de filtragem.

Troquei o tranzorb e coloquei uma bobina nova, retirada de outra sucata, liguei no PC, fez o parking corretamente e… voilá! Detectou! Sem clique da morte, sem nada! o_O

hd_1tb_biohazzard2

O sistema de arquivos pelo que pude ver era proprietário, tinha 4 ou 5 partições ilegíveis para o windows, mas deu pra perceber que era de um DVR.

Limpei as partições, fiz uma única em NTFS e daí passei o MHDD nele pra verificar o tempo de acesso dos setores e se não tinha nenhum setor bixado. Nada! Tudo perfeito! :sarcastic:

Dai passei no SMART View pra verificar se não havia algum erro grave de SMART. Nada também! E o que me deixou mais impressionado foi a quantidade de “powers on” do HD… apenas 47! o_O

OU seja, esse HD foi ligado apenas 47 vezes. :-P

Não me atentei se ele tem contador de horas (horimetro) depois eu preciso ver isso.

(Edit… chequei o horimetro dele.  384 dias. Pouco mais de um ano girando)

Mas o coloquei aqui no PC e estou usando pra guardar filmes e arquivos PDF. E veio em boa hora, pois o meu de 1,5TB já esta LOTADO! }:D



   terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Senta que lá vem história daquelas que faz até o cavalo do verdureiro chorar se você contar perto dele.

Ato 1:

Na última semana de dezembro, sem motivo aparente a placa-mãe do Opteron 170 resolveu dar umas telas azuis que eram coisa que fazia tempo que eu não via.

Uma semana depois disso , já na semana do ano novo, o Opteron deu umas travadas feias. Reiniciei e deu um erro doido no post. Reiniciei novamente e não deu o erro mas travou na inicialização… Reseto novamente e o mesmo erro doido no post. Novo reset e… nunca mais ligou!

Quero dizer, a placa nunca mais funcionou apesar de alimentar as ventoinhas e tal.

E agora Lombardi? Que que faz? Desmontei tudo, limpeza, conferencia e até cheguei a lavar a placa com água e detergente por imersão por umas 3 horas. Saiu limpinha como nova, mas mesma coisa.

Obviamente vamos ao mercado lixo para procurar uma placa-mãe igual. Não sei se pelo final de ano ou o que, a oferta de placas iguais ou compatíveis com a que pifou (uma Asus A8N-E) eram poucas. Me interessei em uma placa de um vendedor de “Bauru”, que era uma A8N-SLI que é um ou dois degraus melhor que a minha finada.

Faço algumas perguntas ao vendedor que se mostra rápido para responder e muito atencioso. Dai compro a placa, pego os dados do vendedor, pago por depósito bancário por ser mais rápido e por SEDEX pra receber logo, de preferencia antes de virar o ano.

Até ai foi tudo bem, mas daqui pra frente começou a merda. O vendedor que se mostrou atencioso e rápido, demorou quase duas semanas pra enviar a placa e isso depois de muita insistência da minha parte. Acabou que a placa que comprei em 28/12/2012 foi enviada só em 10/01/2013!

E nisso o pilantra já havia dito que havia enviado a placa 5 dias antes e ia enviar um processador de “brinde” pra compensar a demora…

Ai mais uma notícia ruim, lembra que eu disse que paguei por SEDEX por causa da pressa? Então, ai eu recebo um código de rastreio por PAC!!! Eu que já estava puto fiquei desconfiado.

Pula 3 dias, isso porque o PAC veio em modo expresso… (vai entender). A placa chegou no sábado de manhã em casa. Quem recebeu foi minha mãe. Assim que acordo, ela me fala que chegou “a peça do computador que eu estava esperando”.

Assim que pego o pacote e mesmo sem abrir já vejo a merda… um pacote muuuuito menor do que deveria ser, poisa A8N-SLI é uma placa Full ATX, grande pacas. O pacote tinha o tamanho de uma placa Baby ATX.

Outra coisa que já notei de cara, foi o carimbo de postagem. Era de Botucatu! E não de Bauru como eu esperava.

Quando abro o pacote, eis o que estava dentro dele:

a8n-e_a8v-se

A esquerda esta a minha finada A8N-E e a direita a beleza que eu recebi… a A8VM-SE.

E diga-se de passagem, MUITO mal embalada. A placa foi envolta em um papelão, depois em duas camadas de plástico bolha e papel de embrulho por cima. Nem sei como chegou inteira.

Dai eu me perguntei, o que que eu vou fazer com essa MERDA de placa, que sequer cabe tudo o que eu já tenho no PC?

Nisso, o vendedor SEQUER respondeu a qualquer tentativa de contato pra saber que merda ele fez.

Claro que com isso, ele ganhou uma linda qualificação negativa e um comentário pertinente:

http://perfil.mercadolivre.com.br/MAXTRONICAINFORMATICA

Dai olhe que ele já tinha mais uma qualificação que recebeu poucos dias antes da minha, e mais duas vendas que até o momento não foram qualificadas e nem vão ser mais. Estava torcendo pra ele receber mais uma, pois com -3 pontos o cadastro é automaticamente inabilitado.

Nisso botei essa placa em um canto na prateleira e fui atrás de outra placa. Em resumo, tomei no c*.

Ato 2:

Nesse tempo, no dia 30/12/2012, o HD do Athlon XP “Sucatão” abriu o bico. Era um HD SATA de 160GB  usado com uma plaquinha conversora IDE -> SATA.

Os arquivos que tinham lá dentro não tinham importância, pois eu tinha backup de tudo.

Dai, briga pra arrumar um HD. Dai quem foi que me socorreu? Meu outro amigo, o Zoom. Ele me arrumou um HD de 80GB IDE que foi a salvação.

Passei o ultimo dia do ano formatando e instalando o Windows 2000 e restaurando os backups até quase na hora da ceia de ano novo.

Ato 3:

Depois de ficar com um PC emprestado pelo meu amigo Fernando, desde que o Opteron pifou, fui procurando outra placa no mercado livre.

Depois de quase uma semana, encontro outra A8N-SLI a venda, mas agora de um vendedor de Curitiba-PR. Esta placa já estava com um processador Athlon 64 3000+ e mais 2GB de memoria DDR400.

Por estar fora do estado de SP, acabei comprando por PAC.  Vendedor foi muito atencioso, e a placa foi enviada muitíssimo bem embalada em uma caixa que caberiam umas 8 placas dessas folgadas.

Inclusive ele me perguntou como queria que enviasse, se tudo montado ou desmontado. Claro que sabendo da delicadeza dos correios pedi que viesse tudo desmontado e muito bem embrulhado em plástico bolha.

A placa chegou aqui em 5 dias. E mesmo depois disso o vendedor ainda se mostrou preocupado e atencioso, peguntando se a placa havia chegado tudo ok e eu estava satisfeito. Claro que sim! Nota 10!

Montei o Opteron no final de semana (27/01) e finalmente termina essa peça desastrada de 3 atos.

Resumo da ópera: Sobrou aqui e vou vender no mercado lixo, a A8VM-SE, o Atlhon 64 3000+ e 1GB de memória, pois o outro 1GB foi pro Atlhon XP sucatão que só tinha 1GB.

A A8VM-SE eu já estou testando ali na bancada a uma semana e esta perfeita, pendurei um HD de 400GB SATA nela e instalei o Windows 7 nela pra testar.

Por sinal, isso vai render váááários post pois tenho muitas coisas pra contar sobre minhas brigas com o Windows 7, já que eu estou sendo forçosamente obrigado abandonar o meu querido Windows 2000.



   segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sound Blaster Live falsa.



PéssimoRuimMédioBomExcelente (3 votos, média: 3,67 de 5)

Talvez muita gente não saiba que já existiu placa Sound Blaster Live falsificada. E agora a pouco, acabei de descobrir que o Tabajara não sabia disso, que existe Sound Blaster falsificada.

Eu já sabia e inclusive tenho uma placa dessas falsificada e uma original.

A falsa usa o codec de áudio* controlador Ensonic ES1373 raspado e recarimbado como EMU10K que é o chip original da SB Live! É muito fácil diferenciar a falsa da original. Basta olhar o chipão de áudio da placa:  EMU10K.

(* na verdade o codec é  mesmo nas duas placas, o pequeno chip da Sigmatel, STAC9721T, logo acima do EMU10K)

Se ele for retangular, é falsa, se for quadrado, é original, veja a foto abaixo:

Esse ai é um close dos chips.

Abaixo veja a placa original e a falsa por inteiro.

Original:

Falsa:

Bom… o Tabajara me perguntou porque falsificariam uma placa dessas? Pra isso basta voltar alguns anos atrás, quando essas placas foram lançadas, e lembrar que uma SB Live! não custava o mesmo preço (baratinho) de uma porcaria de uma placa com chipset “crystal“. :-o*



   segunda-feira, 30 de abril de 2012

Onde fica a liberdade de escolha?



PéssimoRuimMédioBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)

Se tem uma coisa que eu acho uma verdadeira afronta é quando acontece algo igual ao da imagem abaixo:

São coisas desse tipo que cada vez mais me faz querer mais e mais distancia de linux no desktop. Será que a “comunidade” ainda não se tocou que esse tipo de discurso não convence ninguém? :-z

Os retângulos coloridos são para preservar a identidade das pessoas. São meus amigos e não acho correto expor eles aqui. O que me interessa é só o gancho que isso proporcionou.

Cada um tem a liberdade pra usar o que quiser no seu PC, e pregação disfarçada pra mim é no minimo afronta a liberdade de escolha. :rippie:



   quarta-feira, 25 de abril de 2012

A paranóia do Backup



PéssimoRuimMédioBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)

O primeiro capote de HD a gente nunca esquece! ©2005 by Luciano

Frase dita láááá em 2005 quando pela primeira vez um HD meu deu pau. E levou de embrulho justamente os arquivos que não podia perder.

O que  me fez lembrar isso ai? Uma mensagem que circulou na MSXBR-L ontem, sobre o “probleminha” com o blog hoje é um bom dia, do Izzy Nobre. (eu já li o blog algumas vezes mas não me cativou, não faz o meu tipo de leitura, mas isso não importa)

E esse simples e-mail OT na MSXBR-L virou uma enxurrada de mensagens, cada um dizendo sua politica de backup. Nisso eu me lembrei do já distante ano de 2005, quando meu novíssimo HD de 160GB deu PT nos arquivos. Uns dias depois (e mais 4 tombos, mas agora com backup) eu descobri que o problema não era o HD, e sim a limitação de 4GB por arquivo no FAT32… detalhes, meros detalhes que já ficaram pra trás. :-o*

Mas e hoje? Qual a minha politica de backup, de ao menos dos arquivos importantes?

– Copia em um segundo HD na mesma máquina. Serve para o caso desse HD em especifico morrer ou apagar algum arquivo acidentalmente.

– Copia no HD do K6 “case-mod” que fica ali na bancada. Só não protege de cataclisma local. (raio, enchente, etc)

– Copia o PC de casa e no Notebook.

– Arquivão comprimido em 7Zip e com uma senha monstruosa, criptografado e armazenado em servidor de hospedagem, junto com um dos meus sites.

– E a cereja do bolo: Backup pra valer e incremental em uma conta do Gmail que só eu sei o endereço e nunca enviei um email se quer daquela conta. (zero de spam).

Veja só como fica coisa no Gmail:

O interessante é que no caso destes códigos fontes, eu tenho a disposição, versões antigas, como mostrado ai na imagem acima.

Veja que mesmo armazenando fotos, alguns poucos vídeos e outras bugigangas eu gastei apenas 772MB do total disponível. Claro que os anexos estão todos comprimidos e com compressão alta. Mesmo as fotos e vídeos, onde o ganho é praticamente nulo, mas a compressão me possibilita quebrar o arquivo em partes menores e isso facilita até mesmo pra enviar.

Podem me chamar de paranóico por backup, mas depois de você ver tudo ir pelo ralo uma vez, você nunca mais vai querer passar por isso de novo.

Como diz uma tagline antiga:  Só Jesus salva. Norton faz backups! :-P

[ Ouvindo: Taffy – I Love My Radio (Midnight Radio) (1987) ]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.