Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sim… com Z mesmo. Já que de brasileiro ele não tem nada.

A babel elétrica.

Eu já torci o focinho para o “novo padrão” assim que saiu a NBR correspondente.

Novamente o .BR conseguiu se superar e matéria de idiotice. O tal “novo padrão” é incompatível com tudo o que existe por ai, só aqui será usado esse padrão que muito se assemelha ao Suíço, mas até nisso conseguiram avacalhar, porque a distancia dos pinos é um pouco diferentes.

Aqui no caso resolveram desenterrar o defunto da norma IEC 60906-1.

Um padrão de plugue e tomada criado na década de 80 pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) para servir de padrão mundial (tá vendo como padrão não é brasileiro?). Um belo abacaxi tecnológico que nenhum país resolveu adotar, já que cada um usa uma coisa mais esquisita que a outra (vide artigo na wikipedia) e a troca seria literalmente um pé no saco de todos os consumidores com esta sendo aqui.

Hoje sai a caça de réguas de tomada (não, não é filtro de linha) para trocar as tomadas das bancadas aqui. Eu ME RECUSO terminantemente a adotar o novo padrão, porque eu como técnico de manutenção, só pego BUCHA DE CANHÃO VELHA, que fatalmente virão e vão continuar com os velhos plugues.

Ou ainda você acha que eu vou cortar todos os cabos de meus equipamentos, mesmo os importados e caros, ou ainda vou trocar as fontes de parede (wallcharger) de todos os meus equipamentos? A resposta é:

– Pelo menos nos próximos 3 a 5 anos?

NEM FOOOOODENDO!

(nota mental: recomendo assistir: http://www.youtube.com/watch?v=zlw5AR6CZuc)

Assim sendo eu estou a caça de umas 10 tomadas iguais a esta da foto ai de baixo. Aqui na cidade eu já procurei em duas lojas, não fui no resto porque a chuva não deixou, mas eu vou procurar, e vou procurar também nas cidades aqui da região.

Se algum de vocês que leem essa bagaça aqui achar em sua cidade, por favor me comunique pelos comentário e deixe um e-mail de contato. Como os comentários são moderados, eu prometo que leio, anoto e apago para não tornar seu endereço de e-mail publico.

Eu já perguntei… Porque não fizeram uma minima adaptação no padrão de tomada tripolar que contempla o padrão americano e o nosso antigo? A tomada que eu estou falando é essa aqui:

Como tornar esta tomada mais segura, e sem avacalhar? Basta simplesmente colocar uma borda de cerca de 1cm no lugar do aro preto. Ou ainda assim recuar todo o bloco em 1cm em relação a face do espelho.

Assim não teria como um zé-ruela se matar ao inserir o pluge, pois uma das alegações para a mudança é o fato que se um zé-ruela segurar o plugue e por os dedões em cima do pino (caso não seja daqueles que tem o metal somente na ponta) ele vai levar um chacoalhão.

Mas não… como eu já disse, preferiram fazer algo totalmente incompatível, para que todo mundo escolha três saídas:

– Troca TODAS as tomadas de sua casa, corta o cabo de TODOS OS EQUIPAMENTOS e coloca pinos dos novos.

– Continua com as tomadas velhas em casa, e compra uma tonelada de adaptadores porcos e fica pior a emenda que o soneto.

– Continua tudo como esta e simplesmente amputa o pino de terra e soca tudo nas tomadas velhas (opção mais que provável para a maioria)

Sabe o que isso me cheira? Lavagem de dinheiro e alguns políticos ganhando muita grana em cima disso. Ou será que você não se lembram da “obrigatoriedade do kit de primeiros socorros” que todos os otários foram obrigados a comprar e logo depois foi desobrigado e caiu no esquecimento, porque se lembraram que em caso de acidentes, se a vitima não corre perigo, NÃO TOQUE NA VITIMA, pois você pode agravar a situação.

Para refrescar a memória: http://www.senado.gov.br/sf/noticia/senamidia/historico/1999/3/zn033068.htm

Ou alguém ainda acha que a “obrigatoriedade” destes kits não foi puramente uma jogada pra alguém ganhar MUITO DINHEIRO?

Agora pense a mensa coisa aplicada as tomadas… Cheira estranho não?

Mais gente que pensa a mesma coisa que eu:

http://oggibrahim.blogspot.com/2009/10/focinho-de-porco-nao-e-tomada.html
http://lilianlima-trespontos.blogspot.com/2009/10/focinho-de-porco-nao-e-tomada.html
http://www.archersys.com.br/blog/2010/01/novo-padrao-brasileiro-de-tomadas-que-zica/
http://grandereforma.blogspot.com/2009/05/focinho-de-porco-nao-e-tomada.html
http://revistaveja.wordpress.com/2009/10/24/jabuticaba-eletrica/

[ Ouvindo: Steely Dan – FM (No Static At All) ]

Technorati Tags: , ,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


18 comentários para “Cruzada contra o "novo padrão de tomadas brazileiro"”

  Seguir comentários via RSS
  1. Rodrigo - 89 Comentários
    ()

    Luciano, não concordo com sua opnião, porem entendo o problema da troca de padrão. Eu recomendaria você comprar uma regua com as tomadas disposta horizontalmente e colocar estes adaptadores aqui. Adaptador. O Fabricante é Daneva e tem em quase qq casa de material eletrico.

    [Responder]

  2. Luciano - 89 Comentários
    ()

    Pergunta se eu já não procurei este adaptador? Este modelo da DANEVA já sumiu da praça, não é mais fabricado por causa da ESTUPIDEZ ABNT que assim o quis.

    [Responder]

  3. C_E - 89 Comentários
    ()

    Estou construindo uma casa no interior, e sou da mesma opnião: NEM A PAU que vou mandar instalar esse padrão alienígena… e eu que achava que era uma copia descarada do padrão suiço.

    [Responder]

  4. Luciano - 89 Comentários
    ()

    C_E, então acho bom rechear a carteira e sair a compra das tomadas antigas JÁ! Porque elas estão sumindo da praça, não são mais fabricadas e você só vai encontrar em lojas que tenham estoque grande e ainda tenha do modelo universal 2P+Terra. Hoje fui atras das barras de tomada e não achei essa que eu queria, acabei tendo que me contentar com filtros de linha que achei aqui, que são montados em caixa metálica, melhor que o lixão que já andei vendo.

    Também comprei algumas tomadas 2P+Terra de embutir (com espelho) e guardei, nunca se sabe né?

    O resultado disso? 110 reais. Tudo isso gasto por causa de uma estupidez tecnológica.

    [Responder]

  5. Crash Computer - Blog Archive » Acho que já vi esse filme… -
    (WordPress abc)

    […] aqui, aqui, aqui, aqui e […]

  6. Fernando U. C. - 1 Comentário
    (Mozilla Firefox 3.6.8 - Windows XP)

    Os fabricantes de tomadas estão se enchendo de dinheiro, verifique quem foram os responsáveis pela nova norma, quem será que levou mais. Comprei varias caixas de tomadas antigas e guardei para o futuro , só compro equipamentos importados para a minha casa. Qual a estatística de pessoas mortas por choques elétricos em tomadas, em chuveiros elétricos é bem maior, onde está a obrigatoriedade das resistências blindadas (O produto fica caro e o fabricante não vende). As crianças ainda podem enfiar um arame na tomada e tomar choque. Será que nas favelas, desculpe “comunidades carentes”, as instalações serão padronizadas e com aterramento?. Resumindo,uma palhaçada, este país não é sério.

    [Responder]

  7. Rodrigo - 1 Comentário
    (Google Chrome 10.0.648.133 - Windows 7)

    Acessa http://www.xxxxx.com.br compra o adaptador e fica tudo resolvido!

    [Responder]

    Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 3.6.15 - Windows 2000)

    Mas quem disse que eu quero um adaptador PORCO? Eu quero tomadas no padrão antigo, para usar meus equipamentos antigos, SEM GAMBIARRAS. Só isso.

    [Responder]

  8. Cristóvão Carneiro - 1 Comentário
    (Google Chrome 13.0.782.220 - Windows XP)

    Concordo plenamente com tudo que você escreveu.
    Nessa bosta de brazil tudo é sempre o pior.
    Eu também tenho a certeza que tem político safado nojento desgraçado nisso.
    Essa merda de pais nunca irá para frente com esses miseráveis no poder.
    São todos uma cambada de FILHOS DA PUTA.

    [Responder]

    Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 4.0.1 - Windows 2000)

    Exatamente! O que me deixa mais puto ainda são os cegos que aparecem por ai defendendo essa aberração como que se ela fosse impedir de alguma criança enfiar um prego no buraco da tomada ou qualquer outra coisa metalica… um arame, um eixo de roda de carrinho, um grampo de cabelo… a lista é extensa.

    Deixa só aparecer os primeiro acidentes e ficar comprovado que a tomada usada já é a porcaria aberrativa da tomada-jabuticaba, ai quero ver algum apregoa aos quatro ventos que ela iria resolver o problema.

    O interruptor DR que é bom, e resolve esse problema, ninguém fala, ninguém cobra, ninguém instala. :hot:

    [Responder]

  9. Eletricista em Bragança Paulista - 1 Comentário
    (Mozilla Firefox 6.0.2 - Windows XP)

    Talvez tenham aventado a posibilidade,mas simplimsnte para aquecer a industria e girar capital fizeram isso…e nós quando vamos as lojas comprar os materiais achamos em cima do balcão aquele pote CHEIO de adaptadores e que estão vendendo como água;… e já tem gente ligando aspirador de pó e secador de cabelos neles…aja imprudência…estão é dando um jeito de piorar para os consumidores que ignoram a segurança mínima do uso…

    [Responder]

    Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 4.0.1 - Windows 2000)

    Sim porem eu como já disse ME RECUSO terminantemente a instalar as novas tomadas. Alias… eu estou construindo, e chegou a hora de usar as tomadas que estoquei, depois eu faço um post (ou uma série, quem sabe…) falando sobre a instalação elétrica.

    Eu já cansei de falar, desde 1990 é OBRIGATÓRIO a instalação do Interruptor Diferencial Residual, isso esta na NBR 5410. E… ninguém faz, ninguém cumpre, ninguém cobra… um DR da Siemens custa 100 reais, já fui ver e vou comprar pra colocar no quadro de disjuntores e serão TRÊS!!!! Sim… três DR, pois vou separar todos os circuitos.

    Mas como é muuuuuito mais facil e muuuuuuuuuiiiiiiiiiiittttttttttoooooooooooooooo mais lucrativo enfiar um padrão de tomadas totalmente incompatível goela a baixo, é isso que acontece. E como você disse, vemos os balcões cheios de potes com adaptadores para todos os gostos.

    [Responder]

  10. Crash Computer - Blog Archive » Cruzada contra o “novo padrão de tomadas brazileiro” – Parte 2 -
    (WordPress 9831)

    […] já falei aqui e aqui sobre essa merda que eu chamo de […]

  11. Ricardo - 3 Comentários
    (Mozilla Firefox 7.0.1 - Windows 7)

    Estou construindo e achei uma solução bizarra… Comprei 50 tomadas novas e 100 padrão NEMA no ebay. vou instalar 2 caixinhas proximas uma com a M#@$%$##@ do padrão abnt e outras duas padrão NEMA – meus aparelhos são na maioria importados. Para boicotar um pouco mais, estou comprando na loja oficial de peças da Sony, Apple e Samsung dos EUA a tomada como peça de reposição padrão NEMA dos aparelhos comprados aqui… Custam mesma coisa que os adaptadores… BOICOTE: TO DENTRO. MORTE A TOMADA INMETRO

    [Responder]

    Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 4.0.1 - Windows 2000)

    É isso ai! Boicote neles! :good:

    [Responder]

  12. fernando sacher - 2 Comentários
    (Internet Explorer 7.0 - Windows Vista)

    Amigo eu não sei aonde você pode conseguir a regua 2p+t (nema antiga) mas no Mercadolivre ainda é possivel conseguir tomadas normais ou de sistema x !
    ou você pode pegar aquelas reguas vendidas como “filtros de linha ” que só possuem resistores 2 (na maioria das vezes) e algum varistor (não protegem mais são uma solução para você) !

    eu estou precisando de uns 20 plugues 2p+t da steck,alumbra ou pial e tambem preciso de 20 plugues femeas pial,alumbra ou iriel! SOUBER AONDE ENCONTRAR ME AVISE ! ESTOU DESESPERADO ! estou para começar a lidar com eventos e isso facilitaria a minha vida :D

    Fernando Tanaka Sacher
    inlightplus@gmail.com
    inlightprolightingsystems@yahoo.com

    [Responder]

    Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 9.0.1 - Windows 2000)

    Olha, na atual altura do campeonato, está cada vez mais difícil encontrar tomadas antiga. 8|(

    A maior parte de quem tinha estoque (mesmo escondido) já acabou com tudo. Fico devendo a informação. :/

    A saída é ficar de olho no mercado livre e torcer para alguém achar um estoque disso e anunciar. Alguma coisa que eu comprei e estoquei, foi caçando no mercado livre. :-/

    [Responder]

  13. fernando sacher - 2 Comentários
    (Internet Explorer 7.0 - Windows Vista)

    só uma dica se você tiver aquele “T” antigo duplo da daneva você pode utilizar ele para adaptar o plugue novo na tomada antiga (esse t é aquele que tem uma especie de anel colorido em volta das tomadas) era encontrado com os “aneis” na cor cinza,azul,vermelho,verde,etc,tambem existe aquele “T” da prime que era fabricado em varias cores ! preto,cinza e branco !

    no meu ponto de vista o padrão novo é totalmente inutil ! principalmente para quem mexe com eventos (no meu caso) os donos de salões não tão nem ai se o padrão mudou … resumindo querem resolver o problema das tomadas ? se quiserem encontrem o “individuo” @#$!@% que criou o padrão e linchem ele !!!! kkkkkk

    * e fora um detalhe ! porque a qualidade da pial e outras grandes empresas caiu ? porque eles querem ganhar em cima de plugues e tomadas da “abnt”

    se tivessem feito a padronização com a tomada “4” 2p+t e a nema xxxx para ar condicionado , maquinas de lavar , etc . as pessoas não teriam muitos problemas !

    [Responder]

Deixe seu comentário.


Ou... use seu nome e um email valido:




* = Preenchimento obrigatório

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »

1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.