Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   quinta-feira, 4 de março de 2010

E tem gente que acredita neles…



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Dando continuidade a “meteção de pau” na famigerada nbr14136 da nossa querida abnt (eu não escrevo o nome dessa merda em maiúsculas e nem da norma de propósito, eles não merecem esse destaque) quanto mais a fundo você observa o que fizeram percebe que foi algo pra literalmente foder com todo mundo.

Alguém que já foi instalar a porcaria das tomadas novas, já prestou atenção na polarização dos plugues?

E você já se perguntou porque os adaptadores são um trubufu gigante?

Os “gênios” que resolveram mexer no que estava quieto, simplesmente não se atentaram que a disposição dos pinos é contrária nos dois tipos de tomada.

Resultado, tem adaptador sendo vendido por ai (como esse da foto acima) que os pinos fase e neutro ficam INVERTIDOS!

Alguém ai já notou que os pinos chatos das tomadas “antigas” tem um que mais largo que o outro, justamente pra polarizar e você não inserir a tomada invertida?

Alguns equipamentos, principalmente importados tem funcionamento estranho quando ligados invertidos.

E agora? Como fica? Quem esta mais louco?

A imagem que encontrei neste site (que reproduzo aqui) diz tudo:

Technorati Tags: , ,



  Seguir comentários via RSS

14 thoughts on “E tem gente que acredita neles…

  1. C_E disse:

    Essa foi de doer agora!
    Tridente DOS INFERNOS :P

    Comentários de C_E: 2

  2. Vinicius disse:

    algumas notas: o plugue "brasileiro" não foi feito pra ter pinagem compatível com o plugue americano, mas sim com o europeu (uma decisão questionável, mas beleza ;-); a norma brasileira é uma cópia da definida pelo IEC em 1986 (IEC 60906-1); mas concordo que impor um padrão diferente do escolhido pela indústria parece, no mínimo, um disperdício de energia e dinheiro (vulgo burrice).

    Comentários de Vinicius: 3

  3. Luciano disse:

    Vinicius, um problema que eu tenho é que as vezes não sou muito claro no que quero dizer, tendo que deixar a pessoa pensar um pouco.

    Traduzindo o que eu quis dizer é que se o padrão de merdas criado pelo IEC em 1986 que nenhum país sério quis adotar é porque coisa boa não é. Uma das muitas que eu vi é essa dos pinos de fase e neutro serem invertidos em relação um ao outro e se não me engano uma discussão que anda ocorrendo por ai é que a própria abnt não deixa claro onde é a fase e o neutro o no tridente do capeta, só define que o TERRA É NO PINO CENTRAL. Não se se já ratificaram a cagad… norma pra deixar bem claro.

    O fato que não fui só eu que notou que os pinos estão trocados e isso já causou problema pra pelo menos uma pessoa que eu conheço, é fato verídico que a troca da fase e neutro por um adaptador porco como o que eu postei a foto causou um probleminha desagradável.

    Desperdício de dinheiro é para nós consumidores, mas podes escrever: Tem gente por ai enchendo as burras de dinheiro com essa história.

    Comentários de Luciano: 479

  4. Jefferson disse:

    Eu estou há semanas (desde que escrevi o último post no blog sobre isso) juntando material para fazer um post justamente sobre esse assunto, Luciano. Quanto mais amostras eu consigo, mais certeza tenho de que esses adaptadores não poderiam ser fabricados do jeito que estão sendo.

    Você poderia dar exemplos confirmados de aparelhos que funcionam mal com polaridade invertida?

    Comentários de Jefferson: 44

  5. Luciano disse:

    Olá Jeferson!

    Bem, posso te listar três equipamento que dão zica com a polaridade da tomada invertida o qual já passaram pela minha mão e certamente serão zica com esses adaptadores invertidos e os tridente do capeta:

    Radio Yaesu FT-817 com a fonte portatil – Apresenta um pequeno ronco quando invertido.

    Forno de microondas Brastemp, não lembro o modelo, a tomada dele é polarizada (2P+Terra), se a tomada estiver invertida, o relógio não funciona a contento, adianta, acredito que devido a ruídos proveniente da rede.

    Abajour xing-ling com minuteria, daquele que você toca na base e ele liga/desliga/incrementa a luz. Se invertido, ele dispara "aleatoriamente". Lá em casa eu percebi que ele faz isso quando o motor da geladeira dá a partida.

    Comentários de Luciano: 479

  6. Jefferson disse:
    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6 - Windows Windows 2000

    É bom ter um testemunho como o seu, Luciano. Um dos problemas que eu estava tendo com minha “matéria” é justamente que para “bater” nesse povo por terem invertido os adaptadores eu preciso de um bom motivo. E não conseguia puxar da cabeça nenhuma evidência de que inverter a polaridade cria problemas de funcionamento a não ser quando varistores são colocados apenas entre fase e neutro. A polaridade é uma daquelas regras que eu me acostumei a respeitar e pronto. Mas eu não gosto da idéia de fazer as coisas (e muito menos de dizer que as pessoas façam da mesma maneira) simplesmente porque “todo mundo faz” ou porque “é regra”.

    Comentários de Jefferson: 44

  7. gilberto! disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 12.0.742.124 - Linux Linux

    Essa figura está ERRADA! O terra da nova tomada da abnt é para cima, por isso a tomada está invertida e a fase está do lado esquerdo! O certo é o TERRA PARA CIMA e ai sim a fase fica do lado direito e certo como sempre deveria ser!

    Comentário de gilberto!: 1

    • Avatar photo Luciano disse:
      Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 4.0.1 - Windows Windows 2000

      Gilberto, o desenho esta invertido de propósito, para ilustrar que o adaptador mostrado na foto abaixo esta errado.

      Preste mais atenção no texto, ok?

      Comentários de Luciano: 479

  8. Wagner Lipnharski disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 16.0.912.63 - Windows Windows 7

    Gente, até os cachorros (com algum conhecimento técnico de eletricidade) sabe que qualquer equipamento elétrico que possui interruptor, ou no fio, ou no corpo, esse interruptor deverá ser instalado no fio da fase. Uma vez interrompido, todo o resto do circuito que continua ligado ao “outro” fio, que não foi interrompido, estará ligado ao neutro. Portanto, “pode” futricar lá dentro que não encontrará fase, esta foi isolado pelo interruptor. Ao inverter fase e neutro na tomada, toda essa segurança se transforma em risco infindável… ao abrir o interruptor, abriu-se o neutro, e a fase continua ligada em toda a etapa primária do equipamento… coitado do desavisado.

    Vá trocar um fuse queimado num equipamento desses, e meta a mão no soquete, esse terá fase viva, via trafo, circuito, etc…

    É risco iminente.

    Comentário de Wagner Lipnharski: 1

  9. gustavo disse:
    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6.10 - Windows Windows XP

    po pra quer mudar o padrão antigo esse de cabo de PC monitor estabilizador,
    e o outro tambem de dois pinos.
    se o problema era segurança que fizecem um encaixe com rebaixo. mesmo que nunca fiquei sabendo de pessoas que tomaram choque pois tocaram no metal da tomada :/

    Comentários de gustavo: 4

  10. gustavo disse:
    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.6.10 - Windows Windows XP

    a e pra completar pois eu ia esquecendo eu tenho o amplificador do pc e a tomada dele onde vai o neutro é mais larga, justamente pra não entyrar errado.

    Comentários de gustavo: 4

  11. Luiz Barbosa disse:
    Usando Google Chrome Google Chrome 48.0.2564.95 - Android Android 5.1.1

    O problema está na origem: esta tomada fora pensada para uso em 220V only (voltagem padrão na Europa, a 10A, aprox 2200W – o que satisfaz a maioria dos equipamentos domésticos).

    A solução da suposta segurança: já na década de 1980 a Philips, dentre outras empresas, já vendiam equipamentos cujos os plugues já possuiam pinos revestidos. Hoje, praticamente, todos os equipamentos já possuem plugues com pinos revestidos (inclusive pinos chatos). Portanto não há necessidade de alterar o padrão, a odiosa tomada… além das limitações de berço da “tomada IEC”, os plugues de segurança (pinos revestidos) explicam o porque de ninguém adotar o padrão IEC – basta utilizar os plugues com pinos revestidos (desde década de 1980).
    Somente os malandros de plantão instalados na abnt o fizeram… Quem os apadrinharam?

    Comentário de Luiz Barbosa: 1

    • Avatar photo Luciano disse:
      Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 23.0 - Windows Windows XP

      Então… esse pino revestido atende pelo nome de EuroPlug, e de fato é bem antiguinho e resolve o problema que se completa com o uso (do obrigatório) DR.

      Mas como você mesmo notou, tem padrinho, afilhado e os cambaus metido nisso, que encheram o fiofó de grana.

      Comentários de Luciano: 479

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »


1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.