Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sábado, 9 de março de 2013

Dando um “tapa” nos MaxSom



PéssimoRuimMédioBomExcelente (3 votos, média: 5,00 de 5)

Pois é… depois de uns quase uns 23 anos, dei uma aposentadoria para o meu velho MaxSom M-501, que por sinal estava em petição de miséria!

Já falei muito superficialmente dele aqui neste post. O fato é que a uns 2 meses atras eu consegui um MaxSom STM-300 por uma pechincha no mercado lixo. E ele é bem melhorzinho que o M-501.

O STM-300 ficou no “estaleiro” até ontem por causa de uma pequena “cagada” que este que vos fala vez… pifei o CI decoder de stereo dele. E foi um PORRE pra achar outro, um uA767 da Fairchild. O que estava nele foi fabricado em 1974!!! Ou seja, 39 anos! Acabei achando outro numa loja da Sta Ifigênia que costuma ser a ultima salvação na procura de componentes raros.

Só tem um “pequeno” detalhe… são careiros que doi! E morri em R$15,00 no CI.. argh! Mas pelo menos voltou a funcionar como era original de fábrica.

E olha que até pensei em meter o pé na placa decoder stereo dele e montar uma outra com algum CI mais novinho. Mas menos mal que ficou original.

Agora, o velho M-501 além de ser somente FM, ainda por cima era mono, mas lá por 1998 eu fiz um “upgrade” nele transformando-o em stereo, usando uma recorte de uma plaquinha de um velho toca-fitas paraguaio que forneceu o decoder stereo, baseado no CI AN7420.

E não lembro ao certo o porque removi o amplificador de áudio dele, transformando-o em apenas receiver. Isso não importa porque eu o usava conectado a um amplificador maior.

Mas… como tudo naquela época de lambanças, a coisa estava numa gambiarra só! Uma pena que eu não tive a idéia de tirar fotos dele como estava, com a lambança toda.

maxsom_m-501_a

Agora, depois de um boa limpeza e catada nas gambiarras, restaurada a fonte de alimentação, mais ou menos como é a original, acomodado o decoder de stereo de uma forma decente, vou fazer um novo amplificador de áudio pra ele, mas com coisa moderna (o amplificador original, além de mono era transistorizado e beeeeeem safado) usando um CI “quase” Hi-Fi. O bom e velho TDA2009.

E vai fica bocudinho ehehe, serão 10+10W agora.

maxsom_m-501_b

E por fim ainda quero botar outra perfumaria nele, um medidor de nível de sinal recebido. Vou fazer um bargraph com um LB1423.

Uma curiosidade destes receptores fabricados em Campinas na década de 1970 e 1980, é o uso de kits de montagem, coisa bastante comum na época. Eles usam módulos da saudosa Unitac, também campineira!

 

Edit: O projeto do amplificador com o TDA2009 foi publicado aqui (clica ai).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


10 comentários para “Dando um “tapa” nos MaxSom”

  Seguir comentários via RSS
  1. Spaniol - 24 Comentários
    (Mozilla Firefox 19.0 - Windows XP)

    Quando vi o equipamento, acebei lembrando que meu pai comprou um equipamento destes lá por 1977, na verdade um kit de montagem. Kit mesmo, tinha que montar tudo mesmo, até as placas soldando os compontes. E perguntei pro meu irmão se ainda estava guardado com ele. Confirmou que sim, um amplificador M320. Preciso ver como está o estado, se não me falha a memória ainda existe o manual do kit de montagem. E até foi feito um up-grade de potência. O rádio FM também existe, com opção de mono e estéreo, só não me lembro o modelo. Usei por muito tempo até comprar o meu Micro System Aiko 3000, de segunda mão. Este uso até hoje, ligado no DVD prá melhorar o audio dos filmes. :yahoo:

    [Responder]

  2. Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 12.0 - Windows 2000)

    Legal! O M-320 era um kit (pra montar mesmo!) da Ibrape! Dá pra encontrar esses kits até hoje, claro que não é o kit original Ibrape e sim clones feitos atualmente mas usando o mesmo esquema. Já vi deles em Campinas, pena que acho muito caro. Se não me engano um M-320 tava quase R$100,00 sendo que não tem 30 de peças nele. o_O

    Já os “kit” da Unitac eram vendidos montados, você simplesmente brincava de lego interligando as partes. E os Unitac não eram voltados ao publico e mais mais aos fabricantes. :-))

    Quanto ao Aiko System 3000, eu tenho um amplificador dessa linha e pretendo comprar o tape-deck e o receptor também, sempre estou de olho no ML atras de “galinha morta”. .:lol:.

    [Responder]

    Spaniol - 24 Comentários
    (Mozilla Firefox 19.0 - Windows XP)

    Vamo vê se não posso te ajudá!
    Tenho um conhecido aqui na cidade que também tem um completo e com caixas de som, só não sei como tá o estado do aparelho dele.
    Vou tentar localizar a pessoa e ver se ainda tem o aparelho e se ainda tem interesse em vender.
    Qualquer coisa te aviso.

    [Responder]

    Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 12.0 - Windows 2000)

    Beleza! Ze Bor baratin, Salim combra! }:D

    [Responder]

    Spaniol - 24 Comentários
    (Mozilla Firefox 19.0 - Windows XP)

    zem broblema batrício! :pacman:

    [Responder]

  3. luiz - 1 Comentário
    (Google Chrome 31.0.1650.57 - Windows NT)

    meu amigo bom dia o meu trabalho com dois bt na saida vc saberia qual é o numero ou vc teria o esquema eu agradeço desde ja

    [Responder]

    Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 12.0 - Windows 2000)

    Olá… no meu não era BD (não existe transistor BT), e sim TIP…TIP31 e TIP32. Sendo o TIP32 do lado esquerdo e TIP31 do lado direito, olhando a placa com a saída de alto-falantes para a sua direita.

    [Responder]

  4. Guilherme - 1 Comentário
    (Safari 9537.53 - iOS 7.1.2)

    Olá amigo, hj não sei pq, me veio a cabeça procurar por maxsom na net…. Na verdade essa fábrica era do meu pai aqui em campinas ….. E o projeto assim como o design super moderno na época Tb era dele !!! Heheheh …. De fato ele usava os sintonizadores da ibrape e era o que tinha de melhor na época, além dos amplificadores que Tb concordo com vc, eram beeeemmmm safados, mas para 74 convenhamos era o que tinha né !! Heheheh …. O legal é ver o “carinho” que percebi que tem com a restauração deste sintonizador, muito legal da sua parte !!! E fico impressionado que ainda jh são vendidos no mercado livre e existem uns malucos que pedem até 650 reais por uma peça desta !!!!! Tem loco pra tudo né !! Kkkkkk
    Sabe, pouco tempo depois de 78/79 meu pai vendeu a maxsom e montou a digitronic também na mesma linha de aparelhos de áudio, mas está acabou desenvolvendo projetos para a polivox e gradiente ….alguns dos aparelhos destas marcas foram desenvolvidos por ele, mas isso é apenas uma curiosidade ….. De qq maneira, muito legal este post seu !!! Grande abraço e continue perpetuando a história maxsom !!!!

    [Responder]

  5. Fabio - 1 Comentário
    (Google Chrome 55.0.2883.87 - Windows NT)

    Olá colega.

    estou a fim de colocar as lampadas de iluninação do dial de um stm 310, que estao ausentes no aparelho, e por isso nao tenho as especificaçoes.

    pode me informar?

    obrigado

    Fábio

    [Responder]

    Luciano Luciano - 478 Comentários
    (Mozilla Firefox 38.0 - Windows XP)

    Lâmpada de 6V 100mA, soquete rosca.

    [Responder]

Deixe seu comentário.


Ou... use seu nome e um email valido:




* = Preenchimento obrigatório

:D :tooth: :mrgreen: :-P :-)) (lol) .:lol:. o:-) 8-) :-$ :-| }:D :-/ -_- |-/ :X.: =X 8|( :xxx :furious: :-o* X-P 8x :censored: *~O more »

1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.
  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.